metropoles.com

Crítica: “Antes que Eu Vá” é decalque teen de “Feitiço do Tempo”

Baseado em romance young adult, drama segue uma adolescente popular que precisa reviver o dia da morte sucessivas vezes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
antes que eu vá filme
1 de 1 antes que eu vá filme - Foto: Divulgação

“Antes que Eu Vá” é mais um filme que engrossa a indústria de adaptações de livros young adult, como “A Culpa É das Estrelas” (2014) e a recente série “13 Reasons Why”. Todos esses livros/longas, outros mais, outros menos, usam a morte para narrar angústias, paixões e incertezas da adolescência e da juventude, às vésperas da vida adulta.

Em “Antes que Eu Vá”, a adolescente Sam (Zoey Deutch) frequenta o último ano do ensino médio. No Dia do Cupido, uma sexta, a popular garota acorda, vai ao colégio com as três melhores amigas, coleciona flores recebidas de admiradores e, à noite, curte uma festa. O plano é perder a virgindade hoje mesmo com o namoradinho (Kian Lawley).

As coisas não dão certo, a balada termina em barraco com a tímida Juliet (Elena Kampouris), alvo de bullying do quarteto, e Sam e as amigas pegam a estrada de volta para casa. Um acidente torna a noite um borrão. Até que Sam acorda, dia após dia, na mesma sexta-feira em que teve sua vida interrompida.

Versão adolescente (e ingênua) de “Feitiço do Tempo”
“Antes que Eu Vá”, livro (de Lauren Oliver) e filme, nem tentam esconder o quanto se inspiraram em “Feitiço do Tempo” (1993), comédia em que o jornalista interpretado por Bill Murray desperta todas as manhãs no mesmo maldito, infeliz e cômico Dia da Marmota.

Nas mãos da diretora Ry Russo-Young, “Feitiço do Tempo” ganha uma atualização teen. Sam precisa aceitar o golpe do destino para, assim, aprender algo com a própria morte. Quanto mais ela teima em aproveitar o dia de maneiras irresponsáveis, mais ela se vê encarcerada na rotina de sempre.

Seria curioso se “Antes que Eu Vá” realmente repetisse o truque narrativo de “Feitiço do Tempo” para fabricar algo autêntico. Em vez disso, o filme prefere aproveitar a estrutura para meramente impor lições de moral batidas a uma adolescente cujo destino, calculado desde o primeiro minuto de filme, é se transformar em uma pessoa melhor no último dia de vida.

Avaliação: Regular

Veja horários e salas de “Antes que Eu Vá”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?