metropoles.com

Crítica: “A Bela e a Fera” prefere nostalgia à fantasia

Versão com atores da animação de 1991, “A Bela e a Fera” relê o conto de fadas com Emma Watson e Dan Stevens nos papéis principais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Disney/Divulgação
a bela e a fera filme
1 de 1 a bela e a fera filme - Foto: Disney/Divulgação

O novo “A Bela e a Fera” chega aos cinemas em 2017, mas exibe o verniz de um filme lançado duas décadas atrás. Mais precisamente, em 1991, ano da animação que agora retorna em formato live-action, com atores. Se a estratégia da Disney é vender nostalgia requentada, prepare-se para uma sessão de saudosismo e autohomenagem.

A Bela (Emma Watson), de vestido amarelo, e a Fera (Dan Stevens), com a juba aparada, dançam ao som da regravação de “Beauty and the Beast”, agora com as vozes de Ariana Grande e John Legend.

O castelo assombrado revela os mesmos objetos tagarelas que já vimos no desenho dos anos 1990. Gaston (Luke Evans) segue rude e com jeito de machão, cuspindo arrogância e nutrindo obsessão por Bela. Cada personagem parece programado para que o público não exatamente crie uma conexão com o presente, mas reative gostosas memórias em torno do filme de 1991.

A animação “em carne e osso”: pouca imaginação
“A Bela e a Fera” cresce quando tenta reimaginar a história por meio dos novos números musicais. Emma Watson revela timbres capazes de sustentar o carisma das canções, enquanto o diretor Bill Condon (roteirista de “Chicago” e diretor de “Dreamgirls”) desbrava a atmosfera colorida de sonho e pesadelo.

Aquela promessa de que LeFou (Josh Gad), o ajudante de Gaston, teria contornos de um personagem gay se concretiza às escondidas e se abriga no conforto do alívio cômico. Entre um e outro flerte não correspondido pelo chefe, ele ganha até um desfecho satisfatório, mas perfeitamente adequado para o padrão Disney.

“A Bela e a Fera” versão 2017 entrega exatamente o que a Disney projeta como o desejado pelo público: uma releitura “em carne e osso” – boa parte do filme é puramente digital – e fiel à animação. Fica a sensação, porém, de um produto que prefere as facilidades da nostalgia aos riscos da fantasia.

Avaliação: Regular

Veja horários e salas de “A Bela e a Fera”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?