Claudio Santoro é tema de documentário no Festival de Brasília
Filme recorre à performance de orquestras e a depoimentos de grandes nomes da música clássica no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
A vida e obra do compositor e maestro Claudio Santoro (1919/1989) passam pela tela do Cine Brasília neste domingo (20/9). No documentário “Santoro – O Homem e Sua Música”, John Howard Szerman utilizou sinfonias e peças musicais executadas por diversas orquestras para homenagear aquele que foi autor de mais de 600 trabalhos em 50 anos de carreira como compositor.
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Brasileira e Camerata do Brasil são alguns dos conjuntos musicais que apresentam, ao longo do filme, amostras da obra de Santoro.
Inglês radicado em Brasília há 22 anos, Szerman coletou depoimentos de outros maestros, como Silvio Barbato, Júlio Medaglia e Claudio Cohen, do produtor Fernando Bicudo e da viúva do homenageado, Gisèle Santoro, para reconstituir a trajetória de seu biografado. Também utilizou depoimentos do próprio Claudio Santoro gravados em arquivo.
Carinhos e conflitos
A programação do 48° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro também inclui o curta-metragem “A Outra Margem” (MS), de Nathália Tereza. Formada em cinema pela Faculdade de Artes do Paraná, Nathália criou uma ficção para contar a história de Jean, um agroboy do Centro-Oeste brasileiro que escuta a rádio da cidade, local onde as pessoas deixam mensagens de amor.
O segundo curta da noite é “História de uma Pena”, do diretor Leonardo Mouramateus. Trabalho de conclusão do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), o filme reflete sobre relações entre mestre e estudantes, ao expor o choque entre cinco alunos e um professor forasteiro.
Assista ao teaser de “História de uma Pena, curta-metragem com o ator Jesuíta Barbosa: