metropoles.com

Cine Brasília vive nova fase, com bons filmes de arte e público fiel

A programação envolvente e exclusiva oferecida pelo tradicional cinema da 106/107 Sul tem atraído cada vez mais a atenção dos brasilienses em 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Cine Brasília
1 de 1 Cine Brasília - Foto: Reprodução/Facebook

Espécie de templo não oficial do cinema brasileiro, o Cine Brasília reconquistou o interesse de novos e velhos cinéfilos em 2016. Títulos que antes só costumavam estrear no eixo Rio-São Paulo agora também chegam por aqui e, em vários casos, exclusivamente no único cinema de rua da capital. Só neste ano, o espaço coleciona bilheterias dignas de blockbuster com longas alternativos, da animação “O Menino e o Mundo” ao colombiano “O Abraço da Serpente”.

Se antes o Cine Brasília só lotava durante o Festival de Brasília, realizado anualmente no local, e em eventos esparsos, agora o público comparece com mais fidelidade e frequência, sobretudo no fim de semana. O nacional “Boi Neon”, do pernambucano Gabriel Mascaro, por exemplo, atraiu mais de 2 mil pessoas no período em que ficou em cartaz.

Velhos e novos espectadores
“O Abraço da Serpente”, representante da Colômbia no Oscar, teve mais de 800 pessoas nas primeiras duas sessões, ainda em pré-estreia. Incensado pela indicação ao Oscar, “O Menino e o Mundo” foi o grande hit: mesmo passando às 11h da manhã, acumulou média de 200 pagantes durante três semanas e meia de exibição.

A boa programação se reflete no perfil do público. O jovem casal de namorados Rafael Zamarion e Lígia Gonçalves não ia ao Cine Brasília há algum tempo. Retornou atraído pelo burburinho em torno de “O Cavalo de Turim”, o desafiador filme do cultuado cineasta húngaro Béla Tarr. “É aberto, público e não precisamos ir ao shopping”, diz o estudante de engenharia elétrica na UnB. Lígia, aluna de arquivologia, elogia o “repertório diferente” do espaço.

Felipe Moraes/Metrópoles
O casal Lígia e Rafael: apreço pelo cinema de rua

 

Veja horários e salas de todos os filmes em cartaz

Filmes de arte e hits alternativos
Apesar de competir com Cine Cultura (Liberty Mall) e Espaço Itaú (CasaPark) no quesito programação alternativa, o espaço ganhou a confiança das distribuidoras independentes e consegue ter pelo menos três filmes em exibição por semana. Um dos responsáveis pelo renascer do Cine Brasília é Sérgio Moriconi, programador desde 2014.

Ano passado, Moriconi teve o trabalho de fazer o Cine Brasília aparecer para as distribuidoras de médio e pequeno porte, responsáveis por lançar filmes de festivais importantes (Cannes, Veneza, Berlim, Locarno) e trabalhos de arte no país. Em 2016, o bom relacionamento com selos como Imovision, Vitrine, Pandora e Supo Mungam rendeu a chegada de grandes filmes como “O Cavalo de Turim” e, ainda em 2015, de “Jauja”.

Reprodução/Facebook
Fila para sessão de “O Menino e o Mundo”: blockbuster inesperado

 

“Meu conceito para o Cine Brasília é mostrar filmes de qualidade, mas acessíveis para um público maior”, explica Moriconi. “Ao mesmo tempo, é função do espaço público passar um cinema difícil e ultra-cult. Como é público e não tem compromisso com bilheteria, é minha obrigação exibir coisas importantes para quem gosta de cinema”, analisa.

Com a reafirmação do Cine Brasília, Moriconi já sonha em dar um passo adiante no futuro. Espera que, nos próximos anos, o espaço tenha um bom café e bilheteria eletrônica. “O trabalho é fazer com que o cinema se torne relevante para a população. Tem muito brasiliense que nunca foi ao Cine Brasília”, diz o curador.

Próximos lançamentos do Cine Brasília (ainda sem data definida):

– “Norte, o Fim da História”. Filme filipino de 4 horas de duração, assinado por Lav Diaz

– “Sinfonia da Necrópole”. Musical de Juliana Rojas, codiretora de “Trabalhar Cansa”

– “Uma História de Loucura”. Novo filme de Robert Guédiguian, diretor de “As Neves do Kilimanjaro”

– “Os Desajustados”. Drama islandês sobre um adulto que ainda mora com a mãe

– “A Luneta do Tempo”. O aguardado faroeste do cantor Alceu Valença. Com Hermila Guedes e Irandhir Santos

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?