Cine Brasília exibe “Amor e Desamor”, drama filmado na capital em 1966
O longa de Gerson Tavares será apresentado em comemoração aos 56 anos da cidade, em três sessões, dias 21, 22 e 23
atualizado
Compartilhar notícia
Imagens em preto e branco de uma Brasília recém-nascida vão encher a tela do Cine Brasília, numa homenagem ao aniversário da cidade. No próximo dia 21, será exibida a primeira de três sessões de “Amor e Desamor”, ficção de Gerson Tavares inteiramente rodado na capital federal em 1966. Antes do longa, será projetado o curta “Brasília, Capital do Século” (1959), também realizado por Tavares.
“Amor e Desamor”, estreia Tavares na ficção, é um drama existencialista que narra uma noite na vida de um casal formado por um arquiteto e professor universitário que acabou de deixar a Universidade de Brasília (UnB) e uma mulher casada moderna, interessada em uma aventura amorosa casual. Leonardo Villar e Leina Krespi vivem os dois personagens principais e Betty Faria faz sua estreia no cinema.
O desconforto existencial das pessoas que moravam à época em Brasília, uma cidade em formação ainda em busca de identidade, e o erotismo sutil da narrativa são sublinhados pela trilha sonora espacial e fantasmagórica de Rogério Duprat.
Boa parte da trama se passa entre as quatro paredes de uma casa no Lago Sul, mas alguns pontos emblemáticos da nova capital do país pontuam o filme. Entre eles, a Catedral Metropolitana, o saguão do Hotel Nacional, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e o Eixo Rodoviário.
O longa chega à tela do Cine Brasília recuperado graças a projeto idealizado pelo professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rafael de Luna Freire. “Amor e Desamor” e “Brasília, Capital do Século” integram DVD com toda a obra do diretor fluminense — dois longas e nove curtas realizados entre os anos 1950 e 1970.
Dias 21/4, 22/4 e 24/4, às 21h. No Cine Brasília (106/107 Norte). Ingressos a R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.