Cannes: equipe do filme “Aquarius” protesta contra “golpe” no Brasil
No tapete vermelho, antes da sessão de gala, diretor e atores do elenco levantaram cartazes com frases de repúdio ao governo interino de Michel Temer
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a passagem pelo tapete vermelho, antes da sessão oficial do filme brasileiro “Aquarius”, no festival de Cannes, nesta terça (17/5), o diretor e atores do elenco ergueram cartazes com frases como “Um golpe toma lugar no Brasil”, “O Brasil está passando por um golpe de estado” e “O mundo não pode aceitar este governo ilegítimo”. Os cartazes estavam escritos em francês e inglês.
“Aquarius” é o novo filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho, e vinha sendo muito esperado no evento cinematográfico francês por causa do sucesso do filme anterior do cineasta, “O Som ao Redor”. No elenco, estão Sonia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings e Irandhir Santos.
O filme foi muito aplaudido na sessão para jornalistas internacionais, realizada na manhã desta terça (17/5). Mais tarde, antes da sessão de gala, os jornalistas, que acompanhavam a passagem pelo tapete vermelho por um telão, da sala de imprensa, também aplaudiram o protesto.
Mais cedo, em entrevista à agência AFP, a atriz Sonia Braga disse que mora nos Estados Unidos, mas também no Brasil. “Tenho família e amigos lá e penso que o que está acontecendo, a manipulação da tomada do poder, tem que ser exposto ao mundo inteiro”, afirmou.
Após a passagem da equipe do filme, os protestos continuaram na plateia, onde um grupo de pessoas portavam cartazes em papel e uma faixa com a frase “Parem o golpe no Brasil”.