metropoles.com

Cannes: “Bacalaureat”, de Cristian Mungiu

Este é um filme sobre conversa e atuação mais do que ação, mas não devemos deixar a aparente simplicidade nos enganar. Existe aqui uma história universal sobre pais e filhos.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Festival de Cannes/Divulgação
bacalaureat
1 de 1 bacalaureat - Foto: Festival de Cannes/Divulgação

A jovem Eliza (Maria-Victoria Dragus) sempre tirou notas boas e até ganhou uma bolsa para fazer faculdade na Inglaterra, como seu pai (Rares Andrici) sempre sonhou e planejou. Um médico respeitado e honesto, ele sempre odiou a corrupção de seu país natal. Mas quando a filha é atacada a caminho de sua última prova, ele terá que navegar um mundo que sempre repudiou.

O cinema romeno está em ascendência no mundo, e este ano, seus dois diretores mais famosos, já consagrados em Cannes (um com a Palma de Ouro e outro com o prêmio Un Certain Regard), estreiam filmes na mesma mostra. “Sieranevada”, de Cristi Puiu, foi o que inaugurou as sessões de imprensa. Desta vez é Cristian Mungiu, vencedor da Palma em 2007, exibir mais uma de suas obras-primas.

A narrativa acontece na Romênia, mas podia muito bem acontecer no Brasil. No centro de tudo, o “jeitinho”, aquele jeitinho (agora sem aspas) que todos nós conhecemos e sabemos diagnosticar. É contra ele que o personagem principal passou a vida se rebelando. É por causa dele que esse pai quer mandar sua filha pra longe. Assim como o Brasil, a Romênia sofreu um período de ditadura, e agora que vive a democracia, tem certa dificuldade em se livrar da cultura do oligopólio, onde os colegas e amigos do poder são os que se dão bem na vida.

Sacrifício Paterno
Marius, o pai, quer que sua filha tenha um futuro de meritocracia, estudando fora e trabalhando lá também. E é justamente por ela que ele está preparado a usar o jeitinho. Eliza, descobrimos, não tira uma nota boa na prova que resolveria sua bolsa de estudos na Inglaterra, muito provavelmente pelo ataque sofrido horas antes. Sua única chance seria refazer a prova, fingindo que esta primeira tentativa não tivesse acontecido.

Só que não há uma maneira honesta disso acontecer. A única chance aconteceria se Marius usasse uma vida inteira de reputação honesta, juntamente com seus contatos influentes, para conseguir dar um jeitinho. Ele resolve tentar logo no início, e o filme relata assim sua peregrinação pelo sistema romeno. É claro que nada é tão fácil quanto parece.

Sua filha, Eliza, não passa o filme em modo passivo. Descobrimos logo que ela também tem suas vontades e desejos, e que talvez até não se importe em continuar morando na Romênia. Isso deixa a situação pior ainda para o pai, cujo sacrifício seria em vão caso ela não apareça para refazer a prova. Marius tem um combate em duas frentes durante o filme: conseguir que deixem ela refazer a prova e convencê-la a comparecer.

A fotografia é mundana, no estilo de realismo social, sem chamar atenção pra si mesma, acompanhando personagens e com planos de longa duração. É um filme sobre conversa e atuação mais do que ação, e por isso deixará os espectadores com menos paciência um pouco entediados. Mas não devemos deixar a aparente simplicidade nos enganar. Existe aqui uma história universal sobre pais e filhos.

Este momento que Eliza e Marius estão vivendo, da formatura do ensino médio é um símbolo de quando filhos deixam a proteção do pai e da mãe para viverem a própria vida. Os pais que assistirem “Bacalaureat” reconhecerão e temerão a metáfora central: que eles são capazes de tudo para garantir as melhores circunstâncias aos filhos, arriscando a incompreensão, a ingratidão e até os insultos. E os filhos, querendo se impor, rejeitam os conselhos dos pais.

Avaliação: Excelente (5 estrelas)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?