metropoles.com

Brasília já vive um eterno Carnaval: pernas de pau e uma orquestra formam o Bloco do Calango Careta

Trupe reúne 50 integrantes e ensaia em cartões postais da cidade, como o Museu Nacional da República, a Catedral e a Biblioteca Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

Um ruído diferente chama a atenção de quem passa em frente à Biblioteca Nacional às segundas e quintas à noite. Nem buzina, nem ronco de motores. O som que vem dali é muito mais amigável.

Batuques de instrumentos de uma fanfarra chamam a atenção de quem espia o que acontece no coração de Brasília. É a Orquestra Camaleônica do Bloco Calango Careta que está em ação. Nela, cerca de 50 músicos se concentram para fazer com que Brasília viva um eterno Carnaval.

A iniciativa promove a união de uma turma que resolveu fazer a folia brasiliense ganhar força o ano todo. Depois das bem-sucedidas inserções dos blocos Aparelhinho e Babydoll de Nylon no Carnaval da cidade, surge o Calango Careta para garantir mais um dia de farra aos foliões da capital.

Divulgação

Mão na massa
No fim de 2014, o bloco começou a ganhar forma pelas mãos de Marcio Ramos, Felipe Lucena, Toscanini Heitor, Allan Pontes e Daniel Titis. Do campo das ideias para a realidade foi um pulo. Em três semanas, os amigos reuniram mais alguns entusiastas e criaram o mascote da troça, um calango de aproximadamente 20 metros. Neste processo foram gastos uma boa quantidade de silver tape, muito jornal, cola e suor. No final, a intenção era “invadir” prévias do Carnaval e blocos que já tomavam as ruas.

Um dos momentos mais marcantes desse início aconteceu quando a trupe se encontrou com a Orquestra Voadora (importante nome do circuito de blocos do Rio de Janeiro) durante o Encontro Nacional de Orquestras Populares, no CCBB, em fevereiro. “Fomos chamados para subir ao palco e ficamos em êxtase. Foi muito emocionante. A Orquestra Voadora é uma referencia para nós”, lembra Marcio Ramos, um dos cabeças do projeto.

Com a certeza de que aquela “brincadeira” agora estava mais séria, o bloco estreou no Carnaval brasiliense em 2015, na comercial da 408 Norte, no último dia de folia, reunindo aproximadamente 3 mil pessoas. Até quem não sabia do que se tratava se juntou à celebração e curtiu o bloco que ainda engatinhava.

O próximo passo surgiu naturalmente, com a ideia de montar uma orquestra para fazer as honras da casa. Desde junho, músicos iniciantes e profissionais têm se reunido em frente à Academia de Música de Brasília, parceira do projeto, e em cartões postais da cidade para entoar sucessos carnavalescos e músicas de Jorge Ben Jor, Nação Zumbi, Luiz Caldas e Wando. Assim, a Catedral, o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional emprestam os seus traços para ambientar animadas noites de ensaios dessa turma que toca fantasiada.

“Carnaval tem que ter orquestra e fantasia. Sem esses dois elementos não é a mesma coisa”, brinca Ramos, que conta ter se inspirado no bloco pernambucano Eu Acho é Pouco para compor a versão brasiliense. “Todos nós já curtimos muito a folia de Olinda e a do Rio. “Trouxemos um pouco de tudo que já vimos nesses lugares para cá”, conta o músico e economista de 28 anos.

Trupe na oficina de perna de pau
Trupe na oficina de perna de pau

 

A mais recente investida da trupe foi no circo. Às quintas, o grupo tem promovido oficinas de perna de pau embaixo da marquise da Biblioteca Nacional.

Para os integrantes do bloco, ocupar os espaços públicos brasilienses não é só aproveitar a beleza desses locais como cenário. É viver Brasília intensamente e fazer pulsar a cidade que tem tanto a oferecer. Para isso, os idealizadores do Calango Careta têm outras bandeiras: discutir a polêmica Lei do Silêncio e valorizar personalidades da cidade, como Tararau, o simpático rapaz que vende incenso nos bares do Plano Piloto.

A tempo: a Orquestra Camaleônica está em busca de músicos que toquem instrumentos de sopro para compor o time. Para saber detalhes da agenda do grupo acesse a página oficial do Calango Careta no Facebook.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?