Ator Adam West, astro de “Batman”, morre aos 88 anos
Intérprete marcou época ao interpretar o Cavaleiro das Trevas na clássica série dos anos 1960. West faleceu após lutar contra a leucemia
atualizado
Compartilhar notícia
Adam West, ator que interpretou Batman nos anos 1960, morreu nesta sexta (9/6), aos 88 anos. O intérprete americano marcou época ao marcar a estreia do Cavaleiro nas Trevas na telinha, em série clássica exibida entre 1966 e 1968. Segundo um representante da família, o astro lutava contra a leucemia.
Com ênfase na comédia, a série “Batman” também provocou a estreia do super-herói da DC Comics no cinema, no filme “Batman – O Homem Morcego” (1966). O longa foi lançado logo após o término da primeira temporada do seriado.
Após “Batman”, carreira difícil e trabalhos de dublagem
Nascido em Walla Walla, pequena cidade rural de Washington, Adam West começou a carreira nos anos 1950, após completar o serviço militar. Atuou sobretudo em séries de TV da época, como “Colt. 45” (1959), “Maverick” (1959) e “The Detectives” (1961-1962).
O talento para estrelar programas de aventura, faroestes e policiais levou West a trabalhar em filmes como “Robinson Crusoé em Marte” (1964) e “Os Quatro Implacáveis” (1965), em que contracenou com Paul Newman.
Mas o trabalho que levou West a interpretar Batman foi a série de comerciais que fez para a marca Quik, da Nestlé. Nas propagandas, ele vivia o Capitão Quik.
Apesar do enorme sucesso de Batman e da inegável permanência na cultura pop – em 2012, ele recebeu uma estrela no Hall da Fama em Hollywood –, West enfrentou problemas para encontrar novos papéis.
Por longos anos, West circulou entre telefilmes, produções de pouco prestígio para a TV e filmes que passaram longe de grandes bilheterias, como “Zona de Combate” (1974) e “Happy Hooker vai a Hollywood” (1980).
West, eternamente ligado à encarnação mais bem-humorada de Batman, retornou com frequência ao universo de super-heróis para dublar desenhos animados. O ator fez a voz do Homem-Morcego em “The New Adventures of Batman” (1977), “SuperFriends” (1984), “The Super Powers Team” (1985), “The Batman” (2004-2006) e “Os Padrinhos Mágicos” (2003-2008)
O retorno à fama em “Uma Família da Pesada”
Os amargos anos pós-Batman deram trégua quando o ator foi contratado para dublar ele próprio na sitcom de animação “Uma Família da Pesada” (“Family Guy” em inglês), vencedora de seis prêmios Emmy.
Seth MacFarlane, comediante e criador do seriado, escreveu o papel do prefeito Adam West especialmente para o ator de “Batman”.