metropoles.com

Memorial dos Povos Indígenas reconta em mostra sua própria história

Com curadoria de Bené Fonteles, a exposição, em cartaz até 30/6, reúne cerca de 150 obras, de artistas como Ailton Krenak, Ernesto Neto e Elyezer Szturm

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Canoa Quebrada/Instalação de Glênio Lima
canoa_quebrada
1 de 1 canoa_quebrada - Foto: Canoa Quebrada/Instalação de Glênio Lima

Inaugurada no Dia do Índio (19/4), uma mostra reúne no Memorial dos Povos Indígenas cerca de 150 trabalhos de artistas indígenas e não indígenas que recontam a história do próprio Memorial — na década de 1980, quase transformado no Museu de Arte Moderna da capital.

“Fiz uma provocação, pois foi uma luta que tivemos para devolver o Memorial aos indígenas. Convidei artistas e eles fizeram obras com o acervo do museu e ficou muito interessante. Trouxemos a arte do índio também, adornos, tacapes, e não só artesanato. Tem objetos indígenas que são de uso em rituais, outros cotidianos”, conta o artista plástico Bené Fonteles, curador da mostra.

Instalações, esculturas, vídeos, pinturas, desenhos, objetos, documentos e recortes de jornais compõem a exposição. São obras assinadas por artistas como Ailton Krenak, André Vallias, André Santângelo, Ernesto Neto, Elyezer Szturm, Daiara Tukano, Flávia Carvalhinho, Glênio Lima, Luiz Gallina, Marcos Bentes e Rômulo Andrade, além de vídeos realizados nas aldeias.

Para Bené Fonteles, parte da sociedade brasileira quer tornar os indígenas invisíveis. Por esse motivo, ele ressalta a importância de se valorizar a arte feita por aqueles que são os guardiões das florestas e que influenciaram significativa a cultura brasileira.

“A arte indígena é do mais alto nível em qualidade estética e tem uma influência enorme na nossa cultura. É impressionante a influência indígena na arte brasileira, na música, nos costumes, no linguajar. Essa história a gente precisa reconhecer e não exterminar”, afirma Fonteles.

Até 30/6. Terça a sexta, das 9h às 17h. No Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental, Praça do Buriti). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?