Zoológico de Brasília abre processo para selecionar diretor-presidente
Pessoas de todo o Brasil podem se candidatar e, para se inscrever, é preciso ter diploma de nível superior e experiência mínima de dez anos em gestão de fauna e de unidade de conservação
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília abriu edital para preencher a vaga de diretor-presidente, ocupada interinamente por Rômulo Mello. As inscrições são de 5 a 24 de maio. Pessoas de todo o Brasil podem se candidatar e, para se inscrever, é preciso ter diploma de nível superior e experiência mínima de dez anos em gestão de fauna e de unidade de conservação.
Para participar, o candidato deve entregar a documentação exigida e o formulário, disponível no Diário Oficial do DF, preenchido. As cópias podem ser entregues no zoológico ou enviadas para o e-mail selecaozoo@zoo.df.gov.br. É preciso ainda elaborar um plano de gestão, de até 30 páginas, que leve em consideração o atual planejamento estratégico da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, disponível no site da entidade.Um comitê composto por no máximo seis pessoas será montado para avaliar os currículos dos concorrentes. Após a análise, três nomes serão levados ao secretário do Meio Ambiente, André Lima, e ao governador Rodrigo Rollemberg, que escolherão o novo diretor-presidente.
O prazo de validade do processo de seleção é de seis meses, prorrogável por mais seis, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final — previsto para 30 de junho. Caso o cargo fique vago nesse período, outro nome entre os três selecionados será chamado.
“A nossa ideia é buscar a melhor qualificação possível. Quem vai dirigir uma instituição como a Fundação Jardim Zoológico precisa ter grande especificidade técnica”, afirma Rômulo Mello.
Zoológico
Criada em dezembro de 1957, antes da inauguração de Brasília, a Fundação Jardim Zoológico foi a primeira instituição ambientalista do Distrito Federal. A entidade é referência nas áreas de conservação e de pesquisa e trabalha em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Rural (Emater).
O zoológico ocupa terreno de quase 140 hectares e abriga cerca de 1,4 mil animais. Aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas, recebe mais de 1,5 milhão de visitantes anualmente e fica na Avenida das Nações, Via L4 Sul.
Documentos necessários para inscrição no processo seletivo (cópia)
– Documento de identidade com foto
– Diploma ou declaração de conclusão de curso
– Comprovante de residência
– Currículo
– Declaração de experiência profissional em cargo de gestão, público ou privado
– Plano de gestão da Fundação Jardim Zoológico