Rollemberg inaugura estações do Bike Brasília na Asa Norte e ouve protestos de ciclistas de Águas Claras
O grupo reivindica o término e a pintura das ciclofaixas em seu bairro. Representantes do Rodas da Paz também participaram do evento, na 205 Norte
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) inaugurou na 205 Norte, na manhã deste sábado (5/3), 11 estações do sistema de bicicletas compartilhadas, o Bike Brasília. Ciclistas e moradores de Águas Claras aproveitaram a ocasião para cobrar do Governo o término e a pintura das vias destinadas às bicicletas da região administrativa. Eles levavam faixas com a frase “Desenrolle a ciclofaixa”.
Representantes da ONG Rodas da Paz acompanharam o percurso de 700m feito pelo governador, o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski, e outros convidados.As novas estações são Hospital de Base, 204/205 Norte, 305 Sul, 104/304 Sul, Shopping Mall (302 Sul), 402 Norte, 203 Norte, 104/105 Sul, 205 Norte, 406 Norte e 305/306 Norte.
Segundo a coordenadora geral do Rodas da Paz, Renata Florentino, 31 anos, o sistema de bicicletas compartilhadas tem se mostrado uma medida muito positiva para o Distrito Federal. “Brasília é a terceira capital que mais usa o sistema. Cada bicicleta aqui da cidade realiza cerca de duas viagens por dia”, aponta.
Expansão do projeto
Atualmente, Brasília conta com 40 estações e 400 bicicletas disponíveis para a população. A intenção do governador Rodrigo Rollemberg agora é expandir o projeto: “Queremos implementar o sistema também nas regiões administrativas”. No entanto, o governador não soube informar uma data para que as cidades do DF ganhem o Bike Brasília.
Apesar do apoio ao governo, os representantes da ONG apontam ainda algumas questões de mobilidade urbana que precisam ser resolvidas. Renata explica que o Governo precisa dar celeridade ao projeto da Ciclovia Permanente de Estrada Parque Taguatinga (EPTG), finalizar a pintura das ciclofaixas de Águas Claras e discutir melhorias na travessia da Ponte do Bragueto.
Sobre esses problemas, Rollemberg disse que o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) está fazendo um estudo sobre a Ciclovia da EPTG. De acordo com ele, por ser um projeto maior e caro, precisa ser analisado com mais cuidado. Em relação a Águas Claras, o governador comentou que o Detran está esperando passar o período de chuvas para retomar as obras.
O programa Bike Brasília é resultado de uma parceria entre o Governo de Brasília, a empresa Serttel e o banco Itaú. As bicicletas estão disponíveis todos os dias da semana, das 6h às 23h59. Para usá-las, é preciso preencher um cadastro pela internet ou pelo celular e pagar uma taxa anual de 10 reais.