metropoles.com

Privatização de estacionamentos é proposta para subsidiar transporte

Projeto foi apresentado durante debate na Câmara Legislativa para discutir o aumento das tarifas de ônibus e metrô na quinta-feira (5/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
estacionamento
1 de 1 estacionamento - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O reajuste de tarifas do transporte público no DF já tem causado bastante polêmica. Uma proposta apresentada nesta quinta-feira (5/1) durante um debate na Câmara Legislativa, no entanto, pode acirrar ainda mais os ânimos. A proposição prevê o estabelecimento de uma Zona Azul nos estacionamentos de Brasília, ou seja, os usuários de carros particulares teriam de pagar para estacionar até em locais públicos.

A ideia seria utilizar a verba arrecadada com os estacionamentos rotativos para subsidiar parte dos gastos com transporte público. E, dessa forma, permitir que o reajuste nas passagens de ônibus e metrô sejam revistos.

O projeto, que já existe, foi relembrado no debate de quinta (5) pelo presidente da Associação Comercial do DF (ACDF), Cléber Pires. Ele havia encaminhado a proposta ao Governo do DF pela primeira vez em janeiro de 2015.

Para Pires, estacionamentos rotativos em áreas estratégicas seriam uma das soluções para aumentar a arrecadação e investir no transporte público. “Uma das reclamações dos clientes do comércio de rua é a falta de estacionamento. Poderíamos começar pela zona central, como o Setor Comercial Sul, por exemplo”, afirmou.

O presidente da ACDF alega ainda que o plano poderia até criar postos de trabalho e garantir mais segurança aos usuários. “Capacita os flanelinhas e gera emprego. Além disso, está previsto no projeto o monitoramento na área tarifada com câmeras para aumentar segurança”, afirmou Pires.

A ideia parece ser apoiada pelo presidente da CLDF, Joe Valle. Durante a discussão, ele ressaltou que a Zona Azul significa um recurso importante para subsidiar o transporte público e que é usado em diversos lugares do mundo. “Temos um debate aprofundado nessa área. É preciso avaliar os números, as possibilidades, mas é uma das alternativas sugeridas.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?