Passagens ficarão mais caras no fim de semana, diz Rollemberg
GDF aguarda a notificação do TJDFT. Quando o documento chegar, Secretaria de Mobilidade terá de 48 a 72 horas para fazer ajuste nas catracas
atualizado
Compartilhar notícia
O preço das passagens do transporte público do Distrito Federal voltará a ficar mais salgado para a população a partir do fim de semana. Segundo Rodrigo Rollembrg (PSB), o GDF aguarda apenas a notificação do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). Quando o documento chegar, a Secretaria de Mobilidade terá de 48 a 72 horas para fazer o ajuste nas catracas dos ônibus e do metrô.
O anúncio foi feito pelo governador em coletiva de imprensa convocada logo após o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) conceder liminar favorável ao GDF. Na ação, o Palácio do Buriti contestava a legalidade do decreto legislativo que sustava o reajuste, aprovado pelos deputados distritais no último dia 12.Ao comentar a decisão dos magistrados, Rollemberg disse que recebeu a notícia “com serenidade e sem surpresa, porque tínhamos ciência da legalidade do decreto emitido pelo GDF”.
O governo continua aberto para o diálogo caso a Câmara Legislativa aponte outras fontes de renda para reduzir a tarifa
Rodrigo Rollemberg, governador do DF
À tarde, por 15 votos a 6, os desembargadores do Conselho Especial do TJDFT aceitaram pedido de liminar do GDF para a volta do reajuste das passagens de ônibus e metrô. No entendimento da maioria dos magistrados, a Câmara Legislativa não poderia ter revogado o aumento por meio de um decreto legislativo.
Julgamento definitivo
Ainda assim, como a votação analisou uma liminar, o mérito da ação terá que ser apreciado em um segundo momento. Contudo, esse julgamento não tem data para ocorrer, e a tendência é que a vitória do Palácio do Buriti seja confirmada.
Veja como ficarão os preços