metropoles.com

Motoristas do Uber organizam paralisação no Distrito Federal

Ato vai ocorrer também em outros estados e será realizado nesta segunda-feira (28/3). Condutores alegam que empresa realizou mudanças no Uber X que refletiram em uma brusca queda de faturamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Uber empresa de transporte privado, começa a oferecer os serviços em Brasília – Brasília, DF – 26/10/2015
1 de 1 Uber empresa de transporte privado, começa a oferecer os serviços em Brasília – Brasília, DF – 26/10/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os motoristas que usam o aplicativo Uber estão organizando uma paralisação nesta segunda-feira (28/3). A partir das 6h, os funcionários cruzarão os braços e, às 12h, vão se reunir no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha para uma reunião. A expectativa é de que o protesto ocorra também em outros estados como São Paulo – onde se espera a maior adesão -, Rio, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Curitiba e Campinas.

Reprodução

 

Organizado por meio do WhatsApp, o movimento pede diálogo com a Uber. Condutores ouvidos pelo Metrópoles, alegam que, somente no mês passado, o número de corridas caiu pela metade.

Segundo eles, a empresa realizou mudanças no Uber X – modalidade mais barata feita em carros populares – que refletiram em uma brusca queda de faturamento dos motoristas. Um funcionário que preferiu não ter o nome identificado explicou que quando esse serviço foi liberado em Brasília houve uma série de exigências. “Comprei um Ford Focus para atender todas as determinações. Não sei o que ocorreu, mas, de um tempo para cá, eles passaram a aceitar qualquer modelo de veículo a partir de 2008. Tem até Gol G4 circulando”, aponta.

Ainda de acordo com o motorista, o preço da tarifa do Uber X caiu bastante. “Às vezes, uma corrida sai até três vezes mais barata do que a de um táxi. Funcionários do posto da 204 Norte, rede onde temos um convênio, disseram que só em fevereiro foram cadastrados mais de 3 mil novos condutores”, lamenta. Por causa dessas alterações, eles estão com dificuldades até para custear o combustível. “O nosso salário no fim do mês não está alcançando nem R$ 1500”, finaliza.

Em nota, a empresa esclareceu que os motoristas parceiros continuam recebendo a mesma porcentagem (80% para UberBLACK e 75% para UberX) do valor pago pelos usuários por cada viagem que realizam pelo aplicativo. Sobre a questão dos veículos, eles informaram: “No UberX, são aceitos quaisquer modelos de carros fabricados a partir de 2008 que tenham ar-condicionado de série e quatro portas”.

Questionada a respeito da paralisação, a empresa não se pronunciou. O ato ocorre no mesmo momento em que a Comissão de Orçamento e Finanças (Ceof) da Câmara Legislativa analisa o relatório do deputado Professor Israel (PV) sobre a regulamentação do Uber no DF.

A proposta, contudo, ainda tem um longo caminho a percorrer antes de ir a plenário para votação. Se for aprovada na Ceof, ainda precisa passar pela Comissão de Direito do Consumidor (CDCU), Cdesctmat e, por último, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?