Taguatinga terá mudanças nas principais avenidas a partir de domingo
A Samdu será a avenida de acesso ao Taguacenter/Avenida Hélio Prates; e a Comercial dará acesso ao Centro/Elmo Serejo
atualizado
Compartilhar notícia
As principais avenidas de Taguatinga, Comercial e Samdu Norte, terão mão única a partir deste domingo (5/6). Após décadas de discussão entre comunidade, comerciantes e órgãos do Governo de Brasília, a iniciativa finalmente será colocada em prática. Após estudos técnicos e audiências públicas realizadas com diversos segmentos da sociedade, a mudança será implantada atendendo reivindicações dos moradores. A Samdu será a avenida de acesso ao Taguacenter/Avenida Hélio Prates; e a Comercial dará acesso ao Centro/Elmo Serejo.
Com cerca de 68 mil veículos circulando diariamente pelos locais, as avenidas receberam várias benfeitorias. Além disso, a alça de acesso ao centro, rumo à Samdu, próxima ao 2º Batalhão de Polícia Militar, e a pista central de Taguatinga, abaixo do viaduto, também ganharam a ampliação de mais uma faixa facilitando o tráfego para os motoristas.
Quanto ao transporte público, vale ressaltar que, segundo o DFtrans, não haverá perda de linhas, e será otimizado o sistema de circular para facilitar os acessos e retornos às avenidas pelos usuários. Agentes de transporte também se preparam para a nova programação. Eles vão orientar a comunidade, e serão colocados avisos luminosos sobre as mudanças, alertando pedestres e motoristas nas principais entradas de Taguatinga.
Pesquisa de opinião
A Vice-Governadoria entrevistou 3.612 pessoas, entre moradores e comerciantes de Taguatinga, durante o fim de junho e o início de julho do ano passado, para saber qual era a visão da comunidade em relação à inversão do trânsito. De acordo com o questionário, 77% se mostraram favoráveis ao procedimento, 17% foram contrários e 6% indiferentes.
Cerca de 70% acreditam que a transformação vai melhorar o trânsito, com menos engarrafamentos e redução no número de acidentes; e 35% apostam no aquecimento do comércio, influenciado pela fluidez do tráfego de veículos com o novo sistema.