metropoles.com

Obrigatoriedade de simuladores em autoescolas passa a valer em 2017

A partir de janeiro, os candidatos à categoria B terão de passar por simuladores de direção, o que vai encarecer preço nas autoescolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Detran MA
Simuladores de Direção
1 de 1 Simuladores de Direção - Foto: Detran MA

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será com simulador de direção veicular e preço mais salgado no ano que vem. O uso do equipamento será obrigatório a partir de janeiro de 2017, segundo norma publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (8/11).

A medida deveria ter saído do papel no primeiro dia do ano de 2016, mas foi adiada. Assim, os brasilienses que desejarem obter, adicionar ou mudar a CNH para a categoria B a partir do ano que vem terão mais cinco aulas, de uma hora cada, nos simuladores de automóveis. Pelo menos uma delas será no período noturno.

Segundo o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores do Distrito Federal (Sindauto-DF), os custos para tirar a carteira de motorista vão aumentar. Hoje, variam de R$ 1,3 mil a R$ 1,5 mil. Os novos valores, no entanto, ainda não foram divulgados.

“Ainda não sabemos o valor do ajuste. Vai depender do custo cobrado pelas empresas donas dos equipamentos. Alguns centros de formação do DF adquiriram o simulador por meio de contrato de comodato. Nós alugamos as máquinas e repassaremos os valores da aula rodada para as empresas”, explicou o presidente do Sindauto, Francisco Joaquim Loiola.

Ele também afirma que nem todas as autoescolas têm condições de adquirir os equipamentos. “As que não conseguirem, poderão compartilhar o simulador de outra instituição credenciada pelo Detran-DF”.

Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a exigência atende às resoluções 422/2012, 571/2015 e 572/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ainda de acordo com o órgão, as autoescolas do DF estão se adequando com equipamentos próprios ou compartilhados. O Detran acompanha a transição.

Na prática, os candidatos à CNH da categoria “B” passarão pelo seguinte procedimento:

Exames numa clínica credenciada;
Escolha de um CFC credenciado A ou AB, para fazer o curso teórico;
Aulas com o simulador;
Realização de prova teórica;
Se aprovado na prova teórica, vão para as aulas práticas (direção veicular);
Prova prática.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?