metropoles.com

Detran abre pregão para religar barreiras eletrônicas, mas esbarra no TCDF

Departamento diz que entregou adequações exigidas na concorrência pública, mas a Corte alega que ainda não recebeu o documento. Enquanto isso, os 139 equipamentos espalhados pelo DF seguem sem multar os motoristas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) publicou, no Diário Oficial do DF da última sexta-feira (22/1), pregão eletrônico para contratar a empresa que vai religar as 139 barreiras eletrônicas espalhadas pelo DF. A medida, no entanto, ainda deve demorar, e o órgão não tem estimativa de quando os apressadinhos voltarão a ser multados.

Além da burocracia entre a publicação do edital e a formalização do contrato com a empresa vencedora, há ainda uma determinação do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para que o Detran faça modificações no edital do Pregão Eletrônico 44/2014. Segundo o Detran, as adequações já foram feitas, mas a Corte diz que ainda não recebeu o documento.

Em 22 de outubro de 2015, o relator do processo, conselheiro Renato Rainha, observou que faltava a planilha com os custos estimados da contratação do serviço, fixado em R$ 21,9 milhões. Outro questionamento do TCDF foi quanto à exigência antecipada de atestado de capacidade técnica das empresas candidatas à prestação do serviço. Para o conselheiro, esse quesito deve ser exigido apenas no fim da seleção. “Somente poderão ser impostas à vencedora à época da formalização do contrato”, disse Rainha em seu parecer.

O departamento afirmou ao Metrópoles que já fez as correções apontadas pela Corte de contas. “As solicitações foram atendidas, e a nova versão do edital já foi protocolada no TCDF”. A Corte, no entanto, alega que ainda não recebeu a papelada.

Por meio da assessoria, o Detran detalhou que, “sobre as questões técnicas, foram retiradas exigências que restringiam a competitividade do certame”. Já em relação à planilha de custos, o departamento informou que “foram utilizados valores referentes ao contrato que vigorava anteriormente, havendo decréscimo estimado em R$ 3 milhões”.

Peças de decoração
Desde que acabou o contrato com a empresa que prestava a manutenção dos equipamentos, em 15 de setembro do ano passado, as barreiras eletrônicas se tornaram meros mobiliários urbanos. No entanto, embora motoristas relatem que algumas estejam funcionando, o Detran afirma que nenhuma das 139 peças está em operação.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?