metropoles.com

Acidentes com morte de ciclistas aumentaram 50% em 2015

Para ONG, óbitos refletem a falta de conscientização dos motoristas e poucas ciclovias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Dados do Departamento de Trânsito (Detran) comprovam a difícil convivência entre veículos e ciclistas no Distrito Federal. Enquanto as estatísticas de atropelamento de pedestres e de motociclistas diminuem, o número de mortes de ciclistas aumentou 50%. Em 2014, 20 casos foram registrados. No ano passado, o dado saltou para 30.

Para a coordenadora-geral da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino, o aumento nas mortes de ciclistas mostra a falta de investimento na conscientização dos motoristas, além da pouca oferta de infraestrutura cicloviária.

É preciso que o GDF pare de adiar medidas como a sinalização de ciclofaixas e priorize seus investimentos nas regiões administrativas com maior registro de acidentes. Para Brasília retirar carros das ruas e evitar congestionamentos, é preciso levar a bicicleta a sério

Renata Florentino, coordenadora-geral da ONG Rodas da Paz

O auxiliar de empresas José Victor Gomes, 28 anos, mora em Águas Claras e costuma ir ao trabalho, um escritório em Taguatinga, de bicicleta. “Gosto de praticar atividade física e vi no pedal uma possibilidade de unir o útil ao agradável. Sempre vou de bicicleta para o trabalho. Quando chove, volto de metrô.” Porém, conviver diariamente disputando espaço com os carros rendeu a Gomes algumas cicatrizes. “Um carro virou em uma rua sem sinalizar e acabou me atingindo. Desmaiei com o impacto e tive que ser socorrido por pedestres. Levei sete pontos na perna e três na testa”, conta.

Ciclovias
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que toda malha cicloviária do DF está sendo revista com a ajuda de ciclistas e grupos de pedal. O objetivo, segundo a pasta, é fazer um diagnóstico para manutenção e/ou construção de novas vias, de acordo com a necessidade de quem pedala.

Atualmente, existem 411km de ciclovias no Distrito Federal. Elas estão presentes em boa parte das regiões administrativas, com destaque para Plano Piloto, Samambaia, Park Way e Recanto das Emas, segundo a Semob.

A construção de infraestrutura cicloviária está prevista dentro do projeto Mobilidade Ativa. De acordo com o governo, o projeto básico para Águas Claras está pronto e começou a ser implantado na Avenida das Araucárias, que recebeu recapeamento e aguarda a pintura do local. Outras cidades também serão contempladas, prometeu o GDF.

Conscientização
Em janeiro, o Detran e a Universidade de Brasília (UnB) lançaram a campanha “Detran e UnB de mãos dadas pela paz no trânsito”, o objetivo é reforçar as atividades educativas e reduzir acidentes.

Segundo o órgão de fiscalização, a expectativa é de que o trabalho melhore a interação entre motoristas, ciclistas e pedestres. Este ano, o Detran elaborou um calendário de atividades educativas a serem desenvolvidas na UnB. As ações devem ocorrer em todos os campus da universidade até novembro.

Veja as orientações de segurança para quem pedala elaboradas pela ONG Rodas da Paz
– Visibilidade, roupas claras, luzes noturnas, adesivos refletivos
– Pedale pela direita e na mesma direção do trânsito (a maioria dos acidentes acontece quando o ciclista está na contramão)
– Não pedale muito na direita colado no meio-fio, senão os carros vão tentar passar na mesma faixa em que você está, mesmo que não haja espaço. Isso também ajuda a evitar o perigo de buracos e bueiros sem tampa
– Respeite os pedestres, pare nas faixas e nos sinais
– Evite as grandes avenidas
– Procure sinalizar com as mãos, alertando os motoristas sobre o que vai fazer, pedindo ou dando passagem e agradecendo
– Em esquinas onde muitos carros viram à direita, tome cuidado adicional
– Sempre se adiante ao que os carros podem fazer e permita que os veículos antecipem o que você vai fazer

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?