Tocha Olímpica vai passar por cinco cidades do DF. Confira o percurso
Brasília recebe o símbolo dos Jogos Olímpicos no dia 3 de maio. Governador garantiu que ameaça de terroristas não vai atrapalhar a programação
atualizado
Compartilhar notícia
A tocha olímpica passará por cinco cidades do DF no próximo dia 3 de maio. As regiões administrativas contempladas são o Plano Piloto, Lago Sul, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Taguatinga e Riacho Fundo. O símbolo dos jogos vai passar por 15 monumentos e pelas mãos de 143 pessoas, em um percurso com 105 quilômetros – sendo 40 deles com a presença de condutores –, que tem origem no Palácio do Planalto. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19/4) pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e a secretária de Esporte e Lazer, Leila Barros.
As ameaças recentes de terrorismo que o país recebeu não preocupam o Governo do Distrito Federal (GDF). O governador garantiu que o plano de segurança já foi definido e está articulado com o governo federal. “As pessoas poderão ir às ruas com total tranquilidade para celebrar esse que será um evento da paz”, afirmou o chefe do Executivo local. “Semana passada foi assinado um protocolo tático integrado de segurança pública e temos certeza de que estaremos protegidos para celebrar o esporte”, completou Leila.O governador ressaltou que o momento político que o país vive não interferirá nos eventos relativos às Olimpíadas. “É uma grande oportunidade de mostrarmos a união do país. A crise política não vai atrapalhar em nada a programação e teremos a mesma dedicação das forças de segurança que vimos no último domingo (17), para que todos possam se manifestar”, assegurou Rollemberg.
Na manhã desta terça, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), ambos da Polícia Militar, realizaram treinamentos para a passagem da tocha olímpica na Ponte JK.
Percurso
De acordo com Leila, o planejamento da rota levou em consideração características da capital e exigências dos patrocinadores. “Levamos em conta o tempo do revezamento, com previsão de início às 10h30 e término às 20h30, e o compromisso de colocar o máximo de pontos turísticos da cidade. Também pensamos no acesso da população a esse momento histórico”, resumiu.
O revezamento terá início por volta das 10h30, após uma cerimônia no Palácio do Planalto. De lá, ela passará pela Esplanada dos Ministérios, em pontos turísticos como a Catedral, o Palácio Itamaraty e a Praça dos Três Poderes.
Em comboio, a chama segue para a Ponte JK, onde será levada, de rapel, a uma embarcação no Lago Paranoá. O condutor da vez fará a descida vertical e saltará em uma lancha. A embarcação vai rumo ao Pontão do Lago Sul. Antes de retomar o percurso em terra firme, haverá uma troca de meio de transporte: da lancha para uma canoa havaiana. No Pontão, uma pessoa correrá com a chama pela orla.
De lá, ela segue para o Estádio Nacional Mané Garrincha, que abrirá o torneio olímpico de futebol. Uma pessoa descerá com a tocha com a ajuda de um helicóptero. Em seguida, é a vez de o Complexo Aquático Cláudio Coutinho, o Parque Nacional de Brasília e o SIA receberem o símbolo.
Depois, ela segue para Taguatinga, passa pelo Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar, no Riacho Fundo, e é conduzida pela região administrativa até chegar ao Centro Olímpico. Em seguida, retorna ao Plano Piloto, onde passa pela Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, a Rodoviária do Plano Piloto, Setor Comercial Sul e Parque da Cidade.
Por fim, ela segue para os memoriais JK e dos Povos Indígenas, onde será levada de bicicleta até a Torre de TV. O percurso terá fim na Esplanada, local em que o GDF afirmou que terá um festival de música aguardando para a celebração da tocha.
Sem ponto facultativo
Leila acrescentou ainda que não será decretado feriado ou ponto facultativo na data do revezamento da tocha. “O que queremos é que as pessoas aproveitem a passagem da chama olímpica. É um momento histórico para o país e para a cidade, então a população tem que estar na rua para viver o momento”, afirmou a secretária.
O anúncio dos condutores, bem como o orçamento total dos eventos e o esquema detalhado de segurança, será feito na próxima semana pelo GDF. Com informações da Agência Brasília.