metropoles.com

Tocha Olímpica vai passar por cinco cidades do DF. Confira o percurso

Brasília recebe o símbolo dos Jogos Olímpicos no dia 3 de maio. Governador garantiu que ameaça de terroristas não vai atrapalhar a programação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
coletiva tocha olímpica
1 de 1 coletiva tocha olímpica - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A tocha olímpica passará por cinco cidades do DF no próximo dia 3 de maio. As regiões administrativas contempladas são o Plano Piloto, Lago Sul, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Taguatinga e Riacho Fundo. O símbolo dos jogos vai passar por 15 monumentos e pelas mãos de 143 pessoas, em um percurso com 105 quilômetros – sendo 40 deles com a presença de condutores –, que tem origem no Palácio do Planalto. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19/4) pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e a secretária de Esporte e Lazer, Leila Barros.

As ameaças recentes de terrorismo que o país recebeu não preocupam o Governo do Distrito Federal (GDF). O governador garantiu que o plano de segurança já foi definido e está articulado com o governo federal. “As pessoas poderão ir às ruas com total tranquilidade para celebrar esse que será um evento da paz”, afirmou o chefe do Executivo local. “Semana passada foi assinado um protocolo tático integrado de segurança pública e temos certeza de que estaremos protegidos para celebrar o esporte”, completou Leila.

O governador ressaltou que o momento político que o país vive não interferirá nos eventos relativos às Olimpíadas. “É uma grande oportunidade de mostrarmos a união do país. A crise política não vai atrapalhar em nada a programação e teremos a mesma dedicação das forças de segurança que vimos no último domingo (17), para que todos possam se manifestar”, assegurou Rollemberg.

Na manhã desta terça, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), ambos da Polícia Militar, realizaram treinamentos para a passagem da tocha olímpica na Ponte JK.

Percurso
De acordo com Leila, o planejamento da rota levou em consideração características da capital e exigências dos patrocinadores. “Levamos em conta o tempo do revezamento, com previsão de início às 10h30 e término às 20h30, e o compromisso de colocar o máximo de pontos turísticos da cidade. Também pensamos no acesso da população a esse momento histórico”, resumiu.
Agência Brasília/Reprodução

 

O revezamento terá início por volta das 10h30, após uma cerimônia no Palácio do Planalto. De lá, ela passará pela Esplanada dos Ministérios, em pontos turísticos como a Catedral, o Palácio Itamaraty e a Praça dos Três Poderes.

Em comboio, a chama segue para a Ponte JK, onde será levada, de rapel, a uma embarcação no Lago Paranoá. O condutor da vez fará a descida vertical e saltará em uma lancha. A embarcação vai rumo ao Pontão do Lago Sul. Antes de retomar o percurso em terra firme, haverá uma troca de meio de transporte: da lancha para uma canoa havaiana. No Pontão, uma pessoa correrá com a chama pela orla.

De lá, ela segue para o Estádio Nacional Mané Garrincha, que abrirá o torneio olímpico de futebol. Uma pessoa descerá com a tocha com a ajuda de um helicóptero. Em seguida, é a vez de o Complexo Aquático Cláudio Coutinho, o Parque Nacional de Brasília e o SIA receberem o símbolo.

Depois, ela segue para Taguatinga, passa pelo Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar, no Riacho Fundo, e é conduzida pela região administrativa até chegar ao Centro Olímpico. Em seguida, retorna ao Plano Piloto, onde passa pela Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, a Rodoviária do Plano Piloto, Setor Comercial Sul e Parque da Cidade.

Por fim, ela segue para os memoriais JK e dos Povos Indígenas, onde será levada de bicicleta até a Torre de TV. O percurso terá fim na Esplanada, local em que o GDF afirmou que terá um festival de música aguardando para a celebração da tocha.

Sem ponto facultativo
Leila acrescentou ainda que não será decretado feriado ou ponto facultativo na data do revezamento da tocha. “O que queremos é que as pessoas aproveitem a passagem da chama olímpica. É um momento histórico para o país e para a cidade, então a população tem que estar na rua para viver o momento”, afirmou a secretária.

O anúncio dos condutores, bem como o orçamento total dos eventos e o esquema detalhado de segurança, será feito na próxima semana pelo GDF. Com informações da Agência Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?