metropoles.com

Terracap vai definir futuro do antigo Clube Primavera. Ideia é tornar o local um parque

Instalado em área de preservação ambiental, espaço ficou ocupado por sem-teto durante 30 dias. Eles foram colocados lá pelo próprio GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
22348928622_28f8dc1d6d_k
1 de 1 22348928622_28f8dc1d6d_k - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) vai abrir licitação pública para a elaboração de um plano de recuperação de áreas degradadas ou alteradas para a área do antigo Clube Primavera, em Taguatinga. O diagnóstico, que deve ficar pronto até março de 2016, mostrará quais ações devem ser tomadas para recuperar a vegetação nativa e proteger a Área de Preservação Permanente (APP) que integra o terreno de 37.592,62 metros quadrados.

O anúncio foi feito três dias depois da desocupação do local por integrantes do Movimento Resistência Popular (MRP). Os sem-teto foram instalados no clube pelo próprio Governo do DF, depois que eles saíram do Hotel St. Peter, na Asa Norte. O grupo de cerca de 80 pessoas ficou na área por 30 dias. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) abriu procedimento para apurar a transferência dos invasores para Taguatinga.

Após a elaboração do diagnóstico, será realizada uma audiência pública para determinar o futuro da área. De acordo com o superintendente de Áreas Protegidas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Leonel Pereira, a criação de um parque ou a integração do terreno ao parque vizinho, o Saburo Onoyama, são saídas possíveis: “O espaço pode ter uma destinação para o lazer da população sem degradar a área que deve ser protegida.”

As instalações do antigo clube ficam na Área de Relevante Interesse Ecológico JK. Com perímetro de 2,3 mil hectares, o local é integrado por partes de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.  A concessão do uso da terra para a construção do clube ocorreu no fim da década de 1970. Nos anos 1990, a Terracap retomou a propriedade.

Ações emergenciais
Depois da saída dos invasores, técnicos da Terracap estiveram na área para vistoriá-la e embasar as ações emergenciais que serão tomadas nas próximas semanas. Na área do antigo Clube Primavera, a prioridade agora é a limpeza.

“Antes de tudo, vamos retirar restos de construções, lixo e entulho”, informa o chefe da controladoria interna da Terracap, Luiz Cláudio de Freitas, em referência ao material deixado pelos ocupantes. O Serviço de Limpeza Urbana vai higienizar a parte externa do local, em operação que conta com dez caminhões-caçambas e duas pás mecânicas.

A Administração Regional de Taguatinga também construirá um muro de tijolos entre as Quadras 19 e 15 e o terreno do antigo clube para proteger as áreas residenciais. Com informações da Agência Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?