metropoles.com

Professores invadem a CLDF e interditam Eixo Monumental. Policiais jogam spray de pimenta e sobra até para deputado

Os professores se reuniram na manhã desta quarta-feira (11/11) em frente ao Palácio do Buriti em assembleia para discutir os rumos do movimento grevista, que já dura 28 dias. Durante o encontro, os ânimos se exaltaram e os docentes invadiram a Câmara Legislativa do DF e tentaram entrar no Palácio do Buriti. A Polícia Militar teve que utilizar […]

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
professores1
1 de 1 professores1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os professores se reuniram na manhã desta quarta-feira (11/11) em frente ao Palácio do Buriti em assembleia para discutir os rumos do movimento grevista, que já dura 28 dias. Durante o encontro, os ânimos se exaltaram e os docentes invadiram a Câmara Legislativa do DF e tentaram entrar no Palácio do Buriti. A Polícia Militar teve que utilizar spray de pimenta para conter o avanço.

Veja os principais pontos da manifestação

  • O comitê da greve foi recebido pelo secretário da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio. Uma reunião dos professores com o governador foi marcada para às 19h desta quarta-feira (11).
  • Em assembleia, os professores votaram pela continuidade da greve, que já dura 28 dias. Um novo encontro foi marcado para esta quinta-feira.
  • Durante a manifestação, os ânimos se exaltaram e os professores tentaram invadir o Palácio do Buriti. Policiais utilizaram spray de pimenta para conter os manifestantes.
  • Manifestantes invadiram a Câmara Legislativa e prometem fazer greve de fome até que as reivindicações sejam novamente analisadas pelo GDF.
  • Por quase três horas todas as vias do Eixo Monumental foram bloqueadas, o que causou um grande engarrafamento na região central de Brasília.

Perdeu a cobertura em tempo real? Confira os principais destaques:

14:50 – Pelo menos 350 manifestantes estão na frente da Câmara Legislativa do DF em solidariedade aos professores que estão acampados nos corredores da Casa.

14:33 – O chefe da Casa Civil Sérgio Sampaio repudiou a violência praticada por alguns professores e disse que é inadmissível que a depredação do patrimônio público seja encarada como movimento social e democrático. “Mantivemos as portas abertas do Palácio do Buriti desde o início dos movimentos para negociações”, alegou.

Não temos motivo para barrar o reajuste de qualquer categoria, a não ser a falta de capacidade financeira momentânea. Fechamos questão sobre o reajuste em outubro, mas nada impede que busquemos formas de tentar antecipar esse depósito

Sérgio Sampaio, chefe da Casa Civil do DF

14:28 – Mesmo recebidos pelo Buriti, os professores estão irredutíveis sobre o acordo com representantes do governo.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**

14:24 – Os professores chegam à Câmara Legislativa e aplaudem os docentes que fazem greve de fome no local. “Ocupa, ocupa, ocupa e resiste”, gritam.

14:21 – Trânsito é completamente liberado no Eixo Monumental, após quase três horas de bloqueio.

14:15 – Após encontro de governadores no Senado Federal, Rodrigo Rollemberg comentou sobre a situação dos grevista. Ouça.

14:07 – Parte dos manifestantes deixa a praça em frente a sede do Executivo local e se dirige para a Câmara Legislativa.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**

14:01Os professores votam pela continuidade da greve. Uma nova assembleia foi marcada para esta quinta-feira (12), em frente ao Palácio do Buriti.

13:57 – Cleber Soares, também do sindicato, parabeniza a categoria e a garra dos manifestantes. “O que conseguimos foi por vocês. Hoje, vamos falar com o governador e ele sabe qual a nossa pauta. Vamos seguir para a Câmara Legislativa e amanhã, estaremos aqui, às 9h, para nossa assembleia”, afirma.

13:56 – O trânsito no Eixo Monumental continua fechado.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**

13:55 – Os diretores afirmam que farão um outro encaminhamento. Jairo Mendonça, do sindicato dos professores, pediu para que a categoria se una aos manifestantes da Câmara Legislativa para dar força aos manifestantes que decidiram entrar em greve de fome.

13:52 – A diretora do Sinpro-DF Rosilene Correa parabeniza a categoria pela força da paralisação.

Queremos ser respeitados e não vamos nos curvar. Não estamos brincando aqui. Só conseguimos a continuação da articulação porque tivemos força

Rosilene Correa, diretora da Sinpro-DF

13:49 – O diretor do Sinpro-DF Washington Dourado sobe no carro de som e explicou a situação. “Conseguimos ser recebidos pelo secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio, Júlio Gregório (da educação), e conversamos mais uma vez. Tratamos das Organizações Sociais, da multa, do pagamento dos dias parados e do avanço que tem que ter”, disse.

O governo afirmou que a decisão da Justiça (sobre o corte de pontos dos grevistas) foi autorizativa. O que significa que eles não precisam cortar os pontos

Washington Dourado, diretor do Sinpro-DF

13:40Vídeo mostra trecho da reunião do comando da greve dos professores com integrantes do GDF.

13:37 – A comissão de professores que estava reunida com integrantes do governo acaba de deixar o Palácio do Planalto.

13:30 – O chefe da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio, anunciou que o governador Rodrigo Rollemberg irá receber uma comissão formada por professores ainda hoje, às 19h30.

13:18 – Policiais militares começam a divulgar fotos e vídeos (abaixo) dos momentos mais tensos durante a tentativa de invasão ao Palácio do Buriti.

 

Momento em que manifestantes tentaram invadir o Palácio do Buriti
Momento em que manifestantes tentaram invadir o Palácio do Buriti

Segundo a PM, grupos de manifestantes provocaram os policiais que faziam a segurança no local. Felizmente, o confronto não veio a se concretizar.

13:12 – A coordenação do Sinpro-DF oferece almoço para os manifestantes. A ideia é continuar o revezamento dos professores e manter todos os docentes no local. Porém, a grande maioria já foi embora.

13:01 – Os professores se revezam para manter as seis faixas do Eixo Monumental ocupadas. Um grupo que estava no asfalto sob o sol troca de lugar com outro grupo que permanecia na sombra. Dessa forma, a via permanece bloqueada.

12:55 – O chefe da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio, o secretário de educação, Júlio Gregório, e deputados distritais recebem comissão de professores para negociar as propostas. O clima é tenso.

12:42 – Aos poucos os professores começam a se dispersar. No entanto, as seis faixas do Eixo Monumental continuam interditadas.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**

12:33 – O tenente coronel Vasconcelos e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) negociam durante a manifestação dos professores. “Usamos gás para que não invadissem o Buriti. Não é assim que se faz manifestação. Não vamos provocar o confronto“, diz o policial.

12:19 – Os manifestantes afirmam que irão continuar em frente a sede do Executivo Local até que uma proposta que agrade a categoria seja feita pelo governo.

12:14 – Tropa de choque da polícia militar acompanha de perto a manifestação dos professores. A reportagem do Metrópoles acompanhou o momento mais tenso do protesto, quando os docentes tentaram invadir o Palácio do Buriti. Durante todo momento os comandos da manifestação e da polícia negociaram com a intenção de evitar a repetição de cenas ocorridas em 28 de outubro.

*Michael Melo/Metrópoles**
*Michael Melo/Metrópoles**

12:00 – No momento, todas as faixas estão fechadas, o que causa um grande congestionamento no local. Veja como está o trânsito aqui.

11:54 – Com a chegada do Batalhão de Choque, os professores recuaram, mas ainda continuam ocupando todas as faixas do Eixo Monumental em frente ao Palácio do Buriti.

11:50 – Deputado distrital Reginaldo Veras (PDT) também deixa a CLDF para se reunir com os manifestantes.

11:48 – Os deputados Wasny de Roure e Érika Kokay estão dentro do palácio para negociar.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**

11:45 – Os professores tiram as grades que cercam o Palácio do Buriti.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**

11:42 – A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) negocia com o Bope.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**

11:39 – Vídeo mostra o momento em que os professores invadiram o Eixo Monumental e tentaram invadir o Palácio do Buriti.

11:36 – Durante a confusão, sobrou até para o deputado distrital Wasny de Roure (PT), ex-presidente da Câmara Legislativa.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**

11:34Os professores radicalizam e partem em direção ao Palácio do Buriti. Durante a confusão, um dos vidros da sede do Executivo foi quebrado. A polícia se mobiliza para conter o avanço dos manifestantes.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**

11:13 – Policias jogam spray de pimenta para conter o avanço dos professores.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**

11:11 – Os manifestantes invadem o Eixo Monumental e interditam o trânsito.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**

 

11:07 – O diretor do Sinpro-DF Cleber Soares explica que um grupo de professores estão na Câmara Legislativa. Eles foram orientados a entrar em todos os gabinetes e falar com os deputados e chefes de gabinete. “Precisamos de apoio para tratar com o governo nossas reivindicação”.

11:02 – Alguns professores da rede pública do DF ocupam a entrada do gabinete da presidência da Câmara Legislativa. Eles garantem que ficarão acampados no local e farão greve de fome.

10:58 – Cleber Soares, que atua na comissão de negociação do Sinpro-DF, diz que o governo se recusa a negociar. Segundo ele, os professores se reuniram nessa terça-feira (10) com representantes do GDF, mas não houve avanço.

O governo entregou um documento que estabelece prazos, mas apresenta também provas de política neoliberal que ele pratica. Colocou explicitamente a proposta de entregar a educação para as Organizações Sociais. A resposta para o governo é esta praça lotada

Cleber Soares,. Sinpro-DF

Clique para amplicar
Clique para amplicar

10:53 – Segundo estimativa da Polícia Militar, aproximadamente 5 mil pessoas estão no local.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**

10:48 – O coordenador jurídico do Sinpro-DF, Dilmas Rocha, parabeniza o movimento e atualiza sobre os manifestantes sobre as decisões jurídicas da categoria. “O recurso não conseguiu legalizar a greve. Mas nada vai nos fazer curvar. Mais uma vez, vemos um jurídico (sobre a decisão do TJDFT que considerou a paralisação ilegal) a favor do estado. Quem acaba com o movimento é o próprio movimento. Não vamos nos curvar!”

10:41 – Breno Lobo, estudante filiado a Ubes, também ressalta seu apoio aos professores. “Vamos fortalecer essa luta. Só os professores podem mudar essa realidade”.

10:33 – Fábio Público, servidor público afiliado ao PSOL, afirma que compareceu ao evento para apoiar a greve. “Estamos aqui para fazer uma leitura de que não é sobre o ataque ao dinheiro (atraso no pagamento do reajuste prometido pelo governo) e sim o ataque que Rollemberg faz sobre as políticas públicas”

10:30 – Professora Maria Holanda Lopes Carvalho sobe no carro de som e canta música composta em apoio ao movimento grevista. A canção também critica o governador Rodrigo Rollemberg.

10:22 – A estudante da UnB Emy Naiana Pinto também subiu ao caminhão para declarar todo o apoio aos professores.

10:13 – A direção do movimento se prepara para começar a dar os informes gerais. O professor da UnB Perci Coelho é o primeiro a subir no caminhão.

Quando se mexe com um professor, se mexe com todos do Distrito Federal

Perci Coelho, professor da UnB
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
*Foto: Michael Melo/Metrópoles**

10:08 – Líderes do movimento se preparam para dar início à assembleia.

10:01 – Professores começam a se reunir para o encontro. Até o momento, o clima é tranquilo e não há retenções no trânsito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?