metropoles.com

Vítimas de violência doméstica terão atendimento em grupo

Casa da Mulher Brasileira inicia projeto para que as vítimas consigam superar os traumas. Encontros acontecerão todas as quartas-feiras.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araújo/Agência Brasília
Casa da Mulher Brasileira
1 de 1 Casa da Mulher Brasileira - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Desde a última quarta-feira (7/10), as vítimas de violência doméstica recebem um novo tipo de atendimento para ajudar a superar os traumas. O trabalho será feito em grupo, com até 15 mulheres, e com a participação de um psicólogo e de outros órgãos do GDF, na Casa da Mulher Brasileira, na 601 Norte.

O projeto acontecerá uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 16h às 17h30. “Os relatos permitem que elas vejam que não são casos isolados, o que faz com que percebam uma sociedade patriarcal e questionem o discurso do agressor”, diz Miriam Pondaag, coordenadora da Casa.

Quem participa desse tipo de atendimento é encaminhado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pelo sistema de Justiça local (Defensoria Pública, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e TJDFT).

O Cras e o Creas indicam as vítimas com o perfil de vulnerabilidade. A mulher que sofreu algum tipo de violência (física, emocional, psicológica, sexual) deve procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil na 204/205 Sul. Também há uma unidade dentro da Casa da Mulher Brasileira, na Quadra 601 da Asa Norte.

A Casa da Mulher Brasileira, inaugurada em 2013, já atendeu 264 vítimas, de acordo com dados do Executivo. O espaço funciona diariamente das 8h às 20h, inclusive nos finais de semanas e feriados.

O centro facilita o acesso das mulheres vítimas de violência a serviços especializados em áreas como saúde, segurança pública, justiça (a exemplo de auxílio em processos de divórcio), rede assistencial e promoção da autonomia econômica – nos casos em que o companheiro é o responsável financeiro do relacionamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?