metropoles.com

Viaturas da Polícia Civil amanhecem com pneus furados. Caso será investigado

Uma ocorrência será registrada na 1ª Delegacia de Polícia e na corregedoria da polícia para investigar se foi um ato criminoso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
20151208015635
1 de 1 20151208015635 - Foto: Reprodução

As divergências entre o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol) e a Direção Geral da Polícia Civil a respeito da cessão de 115 agentes policiais de custódia à Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) podem ter tido como consequência uma grave violação ao patrimônio público na manhã desta terça-feira (8/12).

Cerca de 17 viaturas da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), estacionadas na área da carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE), amanheceram com pneus vazios e pinos quebrados. Segundo a PCDF, ainda não é possível contabilizar o prejuízo.

8 imagens
1 de 8

Reprodução
2 de 8

Reprodução
3 de 8

Reprodução
4 de 8

Reprodução
5 de 8

6 de 8

Reprodução
7 de 8

Reprodução
8 de 8

Reprodução

Uma ocorrência será registrada na 1ª Delegacia de Polícia e na corregedoria para investigar se foi um ato criminoso. “Vamos instaurar inquérito para apurar dano a bem público e também um processo disciplinar, caso se comprove participação de policiais”, disse o diretor geral da PCDF, Eric Seba.

Com as viaturas paradas, o atendimento nas audiências de custódia (que envolvem, diariamente, 50 presos em média) e o transporte de presos das delegacias para a carceragem serão afetados.

O presidente do Sinpol, Rodrigo Franco afirmou que teve conhecimento do caso nesta manhã e quer apuração imediata do caso. “Somos contrários a esse tipo de conduta. Isso vai contra o nosso movimento. Ontem, denunciamos o desvio de função de agentes de polícia que trabalharam com o transporte de presos. Porém, nos restringimos a Justiça para resolver esses problemas”, disse.

Confira a nota divulgada pela PCDF sobre o caso:

Greve
Os agentes policiais de custódia estão em greve desde segunda-feira (7/12), após a decisão judicial que determina a transferência de 115 profissionais da Polícia Civil para o sistema prisional. O Sinpol afirma que o acordo não teve sem a anuência do do sindicato e que a determinação contraria o que diz Lei Federal n° 13.064/14, que determinou a lotação desses servidores na PCDF.

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), os integrantes da carreira de agentes penitenciários sempre estiveram lotados no sistema penitenciário do DF, pois fizeram concurso para o exercício. “A greve dos agentes de custódia, portanto, é uma clara retaliação à decisão judicial proferida neste processo”, diz a nota divulgada pelo MP.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?