UnB expulsa assassino confesso da estudante de biologia Louise Ribeiro
Documento assinado pelo reitor, Ivan Camargo, foi divulgado nesta quarta-feira (16/3)
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou, nesta quarta-feira (16/3), o ato de desligamento do estudante de ciências biológicas Vinicius Neres, 19 anos, que confessou ter matado a colega de curso Louise Ribeiro, 20. O documento foi assinado pelo reitor da instituição, Ivan Camargo, com base no Art. 125, inciso IV do Estatuto e Regimento Geral da UnB.
De acordo com esse trecho do regimento, o aluno de curso regular de graduação é desligado quando “cometer infração disciplinar cominada com expulsão, de acordo com o Código de Ética”. Na segunda-feira (14), o Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE/UnB) já havia enviado à Administração Superior o pedido de desligamento do estudante.
O coletivo publicou, em sua página no Facebook, que “o assassinato da estudante (…), nas dependências da nossa universidade, para além de um ato de barbárie, é um triste episódio em um local que deveria representar a vanguarda de uma sociedade mais justa e livre”.No texto, eles ressaltam que “Louise não deve ser esquecida. Ela deve nos lembrar de todas as mulheres que já foram vítimas de feminicídio e ser um marco no debate dentro da nossa universidade sobre a violência contra a mulher”.
Vinícius Neres teve a prisão preventiva decretada no sábado (12/3), após audiência de custódia. Ele foi indiciado pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver e pode pegar até 36 anos de reclusão, caso seja condenado.
Na noite da última quinta-feira (10), Vinícius matou Louise com requintes de crueldade em um laboratório do Instituto de Biologia da UnB. O rapaz matou a universitária, que se recusou a namorar com ele. Segundo depoimento dele à polícia, os dois chegaram a namorar em 2015.