metropoles.com

Superlotada, carceragem do DPE registra princípio de rebelião

Na manhã desta quinta-feira (27/10), houve um princípio de rebelião, que foi contido com o apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

Com a paralisação dos policiais civis e agentes de atividades penitenciárias, nenhum preso no Distrito Federal está sendo transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda. Com isso, a carceragem do Departamento de Policia Especializada (DPE), ao lado do Parque da Cidade, está superlotada e a ponto de explodir. Na noite de quarta (26), houve uma briga generalizada. Já na manhã desta quinta-feira (27/10), ocorreu um princípio de rebelião, que foi contido com o apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE).

A carceragem do DPE tem capacidade para 150 pessoas, mas conta atualmente com 243 presos. Todos aguardam transferência para o Centro de Detenção Provisória (CDP). De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), a Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) — responsável pela carceragem — apresenta déficit de pelo menos 100 agentes policiais de custódia para conduzir o trabalho.

Com a defasagem nos quadros e a superlotação na carceragem, os policiais deixaram de recolher os presos que estão nas delegacias. Todos os dias, cerca de 60 pessoas são levadas das DPs para a carceragem. O Sinpol informou, ainda, que as delegacias não têm condições de manter os presos por mais de 24 horas. Não há banheiro nem alimentação para todos.

Até a última atualização desta reportagem, a Direção da Polícia Civil não havia se manifestado sobre a rebelião.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?