metropoles.com

Saidão beneficia 951 presos neste fim de semana

Os detentos vão deixar as unidades prisionais a partir das 7h desta sexta-feira (15/9) e deverão retornar até as 10h de segunda (18)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gláucio Dettmar/Agência CNJ
PRESOS
1 de 1 PRESOS - Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ

Presos do sistema penitenciário do Distrito Federal terão direito a uma saída temporária nesta sexta-feira (15/9). Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, serão beneficiados 951 detentos, entre eles, 46 mulheres. Os detentos deixarão as unidades prisionais a partir das 7h e deverão retornar até as 10h de segunda-feira (18).

Podem usufruir do saidão os sentenciados que cumprem pena no regime semiaberto e têm autorização de trabalho externo, de saídas temporárias ou que já foram beneficiados com a medida em datas comemorativas em outros anos.

Quem não retornar na data prevista será considerado foragido e pode perder o direito ao regime semiaberto quando recapturado, em caso de decisão judicial. O detento pode responder, ainda, a inquérito disciplinar.

Esta é a sexta saída temporária de 2017. As outras cinco foram na Páscoa, no Dia das Mães, uma em junho, outra em julho, e uma no Dia dos Pais. Em agosto, dos 922 liberados, 913 retornaram às penitenciárias (99,03%).

Dez saídas
O afastamento temporário é previsto pela Portaria nº 6, de 2001 (alterada pela Portaria nº 12, de 2001), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desde que os apenados tenham gozado do benefício, ininterruptamente e sem ocorrências, pelos últimos seis meses.

Por meio da Portaria nº 1, de 2017, e de acordo com a Lei de Execuções Penais, a Justiça determinou dez saídas temporárias de presos neste ano, com um total de 35 dias. Em 2016, foram seis datas: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano-Novo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?