Policial militar morre após capotamento de viatura na BR-070. Veja vídeos
Acidente ocorreu no sentido Águas Lindas (GO), durante perseguição a veículo roubado. Outros três PMs ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Regional de Ceilândia. É o terceiro capotamento de veículos da corporação em menos de 24 horas. Rollemberg divulga nota de pesar
atualizado
Compartilhar notícia
Um policial militar morreu após uma viatura capotar na tarde desta sexta-feira (5/2), na BR-070, sentido Águas Lindas (GO), próximo à Barragem do Descoberto. O servidor morto se chama Renato Fernandes da Silva (foto), tinha 37 anos e estava há 13 na corporação. Ele não resistiu mesmo após as sucessivas tentativas de reanimação feitas pelos bombeiros.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, outros três policiais ficaram feridos. Todos foram encaminhados ao Hospital Regional de Ceilândia. Um deles reclamava de dores nos ombros, e os demais sofreram apenas escoriações leves.
Os primeiros relatos dizem que a PM perseguia um carro roubado quando o motorista perdeu o controle e saiu da pista. No momento da capotagem, o cabo Renato foi arremessado para fora da viatura. Ele não estaria com o cinto de segurança.
Durante o socorro, quase ocorreu outro acidente. Uma das viaturas dos bombeiros que seguia para o local derrapou e saiu da pista, mas ninguém ficou ferido. Três helicópteros e dezenas de veículos das corporações foram acionados para o resgate. O trânsito na avenida ficou congestionado.
É o terceiro capotamento de viaturas da PMDF em menos de 24 horas. Na noite de quinta (4), dois veículos tombaram durante uma perseguição policial no Setor Bancário Sul. Cinco PMs foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Base do DF com ferimentos, dores na coluna e lesões. Uma das vítimas apresentava fratura no braço.Sem manutenção
As viaturas marca Mitsubishi modelo Pajero Dakar — a mesma dos três veículos acidentados nesta sexta e na quinta-feira — estão há meses sem manutenção. Dezenas delas encontram-se paradas por falta de peças. A corporação fará pregão para solucionar o problema.
“Só pode ser feito um contrato por vez, correspondente a cada modelo de viatura. As demais, tipo Blazer, Fiesta, Paraty, entre outras, estão com os contratos em dia”, comunicou a PMDF, por meio de nota.
Em novembro do ano passado, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) suspendeu o pregão eletrônico lançado pela PM para o conserto da frota de 378 viaturas Pajero Dakar, modelo 2012, da corporação.
Novo comandante
Em vídeo divulgado em 22 de janeiro, o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Nunes apontou problemas “não resolvidos” das gestões anteriores. Entre eles, Nunes citou a questão da falta de manutenção das viaturas.
Nota de pesar
Na noite desta sexta (5), o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) publicou nota de pesar. “Lamento profundamente a morte do policial Renato Fernandes e me solidarizo com a família, com os amigos e com toda a corporação da Polícia Militar. É uma perda irreparável. Temos que reconhecer e valorizar a bravura, a coragem e a dedicação dos policiais militares, que arriscam a vida para proteger a população.”
Com reportagem de Pedro Alves