metropoles.com

Polícia Civil apreende adolescentes envolvidos em quatro roubos a joalherias em janeiro

Entre os locais assaltados pelos infratores está a joalheria Carla Amorim, na QI 5 do Lago Sul, quando um segurança foi baleado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Câmeras de Segurança
Assaltos joalheria Carla Amorim
1 de 1 Assaltos joalheria Carla Amorim - Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança

Foram quase dois meses de investigações até que as delegacias da Criança e do Adolescente (DCA) e de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) chegassem a quatro adolescentes suspeitos de terem assaltado pelo menos quatro joalherias no Distrito Federal em janeiro deste ano. Em um dos roubos, à loja Carla Amorim, no Lago Sul, um segurança foi baleado.

Na manhã deste sábado (27/2), agentes da DCA realizaram uma operação para apreender os infratores. Com perfil violento, os suspeitos agiam sempre armados e não se preocupavam em cobrir os rostos durante os crimes.

A ação da polícia foi realizada no Paranoá, onde os adolescentes moram. Dois foram detidos logo cedo. Ao longo das apurações, os agentes já haviam apreendido um deles e o outro foi assassinado no Paranoá antes do último assalto. Segundo as investigações da DCA, de 2 a 31 de janeiro, eles invadiram joalherias conhecidas, fizeram reféns e roubaram inúmeras jóias.

No primeiro crime, entraram na Vivara do Pátio Brasil, às 20h07, encheram mochilas com as mercadorias e fugiram correndo dois minutos depois. No dia 4 de janeiro, se passaram por clientes da Torres Joalheiros, no Fashion Mall. Usando terno e gravata, um pediu para ver pulseiras, enquanto o comparsa esperava em pé. Minutos depois, os dois, armados, anunciaram o assalto.

Uma semana depois, o alvo dos quatro infratores foi a joalheria Carla Amorim, na QI 5 do Lago Sul. As câmeras de segurança da loja mostram a violência dos adolescentes. Além de agredirem funcionários do local, quebraram todos os vidros do mostruário da loja. O crime ocorreu às 14h.

No dia 31, três deles invadiram outro shopping. Desta vez, o Boulevard, na Asa Norte. Na ocasião, no entanto, a Polícia Militar conseguiu apreender um dos assaltantes. Como, ao longo das investigações, um dos infratores foi assassinado, faltava a apreensão dos dois adolescentes localizados pela DCA neste sábado (27).

Apreensão
A delegada-chefe da DCA, Alessandra Lacerda, afirma que todos os assaltos foram planejados pelos jovens. Depois dos crimes, eles fugiam sempre em carros furtados ou roubados. “Eles faziam o levantamento dos lugares, adquiriam armas de outros estados e agiam sempre juntos. Um maior foi identificado, com digital colhida no Fashion Mall, mas ele ainda está foragido”, detalhou a delegada.

Durante as investigações, os policiais apreenderam algumas joias, em Goiás, quando um adolescente foi apreendido com uma arma de fogo. Ele estava com um adulto, também preso, identificado com a digital em um dos carros usados por eles na fuga de um dos assaltos das joalherias. “As investigações continuam, principalmente para sabermos onde estariam as outras joias roubadas”, afirmou a delegada.

A Polícia Civil conseguiu autorização judicial para apreender os adolescentes na noite dessa sexta-feira (26) e realizou a operação por volta das 5h deste sábado (27). Os infratores serão levados para unidades de internação e responderão pelo atos infracionais análogos aos crimes de roubo e tentativa de latrocínio (roubo com morte).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?