PM apreende 11 armas em Planaltina na noite de sexta (15/1)
Foram sete espingardas, quatro armas de fabricação caseira e 34 munições intactas. Segundo dados da Secretaria de Segurança, média é de cinco armas apreendidas a cada dia em todo o DF
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Militar do DF apreendeu 11 armas de fogo somente na região de Planaltina nesta sexta-feira (15/1). Foram sete espingardas, quatro armas de fabricação caseira e 34 munições intactas. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF), a média é de cinco armas apreendidas a cada dia.
As sete primeiras – entre elas uma espingarda equipada com luneta e supressor de ruídos – foram apreendidas na DF-260, próximo à Fazenda Stracta. Uma equipe da PM teria recebido a informação de que homens estariam caçando armados na região.
Quando os policiais entraram na mata, eles foram vistos pelos criminosos, que fugiram e deixaram o armamento para trás. Até a manhã deste sábado (16), os suspeitos não haviam sido localizados.
Uma hora mais tarde, também na DF-260, a oitava arma foi apreendida. Uma equipe do Grupo Tático Operacional (GTOP) do 14º Batalhão de Polícia Militar recebeu informações de que um homem estaria armado na região. Mais uma vez, ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito fugiu e deixou a arma no local. Ele não foi encontrado.
Já no Núcleo Rural Tabatinga, na mesma região administrativa, um homem foi preso e outras três espingardas apreendidas. Tanto o preso como as armas apreendidas na noite de sexta (15) foram encaminhados à 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina).
Números
O número surpreende até mesmo membros da corporação. Segundo dados da Secretaria de Segurança, foram apreendidas 2.024 armas em todo o ano de 2015 – o que indica média de 5 apreensões por dia.
A quantidade de armas encontradas nesta sexta (15) representa quase 10% de toda a registrada em dezembro de 2015, quando foram apreendidos 125 revólveres. Com informações da PMDF.