metropoles.com

Desde 2012, 20 viaturas da PMDF capotaram em perseguições. Grupo vai aos EUA estudar soluções

Comissão especial instituída pela corporação vai elaborar projeto que identifique o veículo ideal para patrulhas ostensivas. Nos próximos meses, equipe deve viajar aos Estados Unidos para acompanhar a produção e o teste das viaturas usadas pela polícia local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMDF/Divulgação
PMDF
1 de 1 PMDF - Foto: PMDF/Divulgação

Até 5 de março, um laudo pericial do Instituto de Criminalística da Polícia Civil apontará as causas do acidente que tirou a vida do cabo da Polícia Militar Renato Fernandes da Silva, 37 anos, na tarde de sexta-feira (5/2). Ele morreu ao capotar a viatura que dirigia em perseguição a um carro roubado na BR-070, próximo a Águas Lindas (GO). Enquanto isso, a corporação estuda como evitar que a fatalidade se repita. Nesse caso, a luta é, também, contra as estatísticas. Desde que 378 Mitsubishi modelo Pajero Dakar foram compradas pelo Governo do Distrito Federal e entregues à PM, em 2012, ocorreram 20 capotamentos.

Arquivo pessoalO comando da corporação fez o levantamento que contabilizou os acidentes — todos durante ocorrências que obrigaram os policiais a acompanhar ou perseguir carros suspeitos. Um dia antes do incidente com o cabo Renato (foto), duas viaturas da PM capotaram no Setor Bancário Sul, perto do Banco Central.

Em virtude dos episódios recentes, a PM instituiu uma comissão especial que vai elaborar um projeto e identificar o veículo ideal para o exercício do policiamento ostensivo.

Segundo o chefe do Centro de Comunicação Social (CCS), tenente-coronel Antônio Carlos Santana, um grupo viajar até a cidade de Michigan (Estados Unidos) — onde ocorre a produção e o teste das viaturas usadas pelas polícias norte-americanas — e assinar um acordo de cooperação com os americanos.

Vamos testar os veículos usados pelos americanos e, se for o caso, vamos projetar o veículo ideal para a nossa polícia. É um primeiro passo para garantir mais segurança aos nossos policiais durante a patrulha

Antônio Carlos Santana, tenente-coronel

No entanto, ainda não há definição sobre a data da viagem, nem quanto tempo levará o processo.

 

Até a morte do servidor da PM, dos 20 capotamentos registrados, em apenas um houve policiais que ficaram gravemente feridos. Na tarde de 4 de setembro de 2013, o sargento Adriano Ricardo Ferreira teve o antebraço amputado após tombar a viatura que dirigia durante uma perseguição policial. O acidente ocorreu na avenida L4 da Asa Norte.

Naquele episódio, o militar estava acompanhado de outros dois companheiros durante a operação, quando perdeu o controle em uma curva e capotou o veículo. As vítimas ficaram presas às ferragens e receberam os primeiros socorros no local. Os bombeiros levaram os três policiais ao Hospital de Base, mas apenas o sargento deu entrada no hospital de Base.

Manutenção precária
Outro problema diz respeito à manutenção das viaturas. Em 25 de novembro, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) suspendeu o pregão eletrônico lançado pela Polícia Militar para a realização do serviço na frota de 378 viaturas Pajero Dakar da corporação. Desde então, o imbróglio segue sem solução.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?