metropoles.com

Latrocínio no Recanto das Emas reacende debate sobre segurança dos ciclistas na capital

José Leonardo de Abreu foi morto com um tiro na cabeça após ter a bicicleta roubada neste domingo (27/12). Crime aparece como consequência do alto número de roubos de veículos do tipo registrados no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O caso do ciclista assassinado na manhã deste domingo (27/12) acende o alerta no Distrito Federal. José Leonardo de Abreu, 40 anos, levou um tiro na cabeça na Quadra 800 do Recanto das Emas ao ter a bicicleta roubada. A tragédia é consequência do alto número de roubos de bicicletas registrados na capital.

“É uma pena encerrarmos o ano com uma notícia dessas”, lamenta Renata Florentino, coordenadora-geral da ONG Rodas da Paz. “Tinha um bom tempo que não recebia informações sobre um caso de latrocínio envolvendo bicicleta. Os roubos são realmente muito frequentes, e a maneira de se combater crimes dessa natureza é com policiamento preventivo. A violência contra o ciclista vai muito além do trânsito”, defende.

Somente no DF, o aplicativo Bike Registrada anotou 127 alertas de roubo de bicicletas de junho a novembro deste ano. O número indica uma média de 21 veículos do tipo roubados a cada mês e corresponde a 21,16% dos registros feitos pelo app no Brasil — que teve 600 alertas emitidos em 2015, se consideradas todas as regiões do país.

A tecnologia, que auxilia na recuperação de bicicletas roubadas, já conta com cerca de 5 mil veículos registrados. “A partir do cadastro, somente o proprietário tem o poder de emitir um alerta de roubo”, explica um dos fundadores do aplicativo, Alexandre Ramos.

Latrocínios
Até novembro, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social contabilizava 40 casos de latrocínio no Distrito Federal. O número é 9,1% menor que o registrado no ano passado, quando 44 pessoas foram assassinadas após serem assaltadas. No entanto, não é possível contabilizar a quantidade de casos envolvendo bicicletas, já que as ocorrências são registradas com base na natureza do crime.

Caso recente
Em setembro, um homem de 53 anos foi esfaqueado durante uma tentativa de assalto próximo à Torre de TV Digital. O autor do crime estava com outros dois homens em uma caminhonete, na DF-001, quando viu quatro ciclistas.

O grupo tentou roubar as bicicletas e um dos ciclistas teria reagido, entrando em luta corporal com os assaltantes. Ele levou uma facada na barriga e foi socorrido ao Hospital Regional do Paranoá, onde precisou passar por cirurgia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?