metropoles.com

Polícia para quem precisa. DF tem 7.731 criminosos soltos, entre assassinos, estupradores e ladrões

Número de mandados de prisão em aberto, obtido com exclusividade pelo Metrópoles, é assustador. Mesmo assim, Polícia Civil já fez quase 6 mil prisões entre 1º de janeiro e 20 de outubro deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

O Distrito Federal tem 7.731 criminosos à solta nas ruas. Entre os foragidos, estão assassinos, estupradores e ladrões com várias passagens criminais. O volume de mandados de prisão em aberto é assustador e aumenta ainda mais a sensação de insegurança da população que vive na capital da República. A reportagem do Metrópoles teve acesso exclusivo a um levantamento preparado pela Delegacia de Captura Policial Interestadual (DCPI), unidade responsável por alimentar o sistema no qual constam o nome e as ordens de prisão expedidas pela Justiça e que devem ser cumpridas pelas autoridades policiais.

Apenas os mandados de prisão condenatória — quando não cabem mais recursos — somam 3.217. A maioria em aberto envolve criminosos contumazes, que já foram presos anteriormente. Já as ordens de prisão preventiva, importantes para a elucidação de crimes sob investigação, chegam a 1.073. O restante envolve 861 homens procurados pelo não pagamento de pensão alimentícia e 2.580 pendências do ano passado.

Mesmo com efetivo insuficiente, a Polícia Civil já cumpriu, entre 1º de janeiro e 20 de outubro, 5.850 ordens de prisão de natureza criminal e 852 cíveis. A expectativa é de que os números de 2015 superem os 7.619 mandados de natureza criminal e 843 cíveis de todo o ano passado.

Estratégia
Por meio do Departamento de Atividades Especiais (Depate), a DCPI desenvolveu uma nova estratégia para executar o maior número possível de mandados de prisão. “Passamos para o cumprimento sistemático das ordens de prisão. Com isso, capturamos, em média, 14 criminosos por dia”, explica o delegado-adjunto da DCPI, Rafael Ferreira de Souza.

Apenas a DCPI foi responsável, entre 1º de janeiro e 20 de outubro, por finalizar 1.417 mandados de prisão, contra 1.209 no mesmo período do ano passado. As ações, praticamente diárias, fizeram com que delegacias circunscricionais e unidades como a Divisão de Operações Especiais (DOE) aumentassem a produtividade.

O reflexo foi sentido no Complexo Penitenciário da Papuda, que nunca sofreu tanto com a superlotação. De acordo com informações da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), a população carcerária é de 14.567 detentos, sendo que o número total de vagas é de 7.411.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?