metropoles.com

Secretaria das Cidades não vai sair da planta baixa

Sem possibilidade de contratar, Rollemberg não conseguirá criar a pasta e vai designar cinco “interlocutores” para fazer a ponte com as administrações regionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A criação da Secretaria das Cidades, anunciada em fevereiro pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), vai continuar apenas no discurso. São duas as justificativas oficiais: o Executivo não pode contratar pessoal devido às restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, justamente por falta de servidores, seria inviável promover um remanejamento de funcionários a fim de viabilizar a formação de mais um órgão.

“A ideia da Secretaria das Cidades não está sepultada, mas, por ora, não temos como criá-la”, disse o secretário Sérgio Sampaio, chefe da Casa Civil, acrescentando que há uma dificuldade muito grande em mexer na estrutura das pastas atualmente, devido a quantidade de cortes realizados.

A solução temporária encontrada pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) foi indicar cinco nomes para fazer a interlocução entre as administrações e as empresas que prestam serviços para o governo. A ideia é estreitar os laços entre o GDF e as administrações.

Os escolhidos foram Alexandre Lopes, chefe de gabinete nomeado nesta quarta-feira (13/4); Igor Tokarski, secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais; Eduardo Rodrigues, administrador do Paranoá; Marlon Costa, assessor especial de Rollemberg; e Mariana Salles, assessora especial do gabinete da Casa Civil e filha de Paulo Salles, diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) e ex-secretário de Ciência e Tecnologia.

Mesmo com as novas atribuições, Tokarski continua trabalhando na articulação com os deputados distritais. José Flávio de Oliveira, aliado histórico da família Roriz o ajudará. Ele assume as atribuições subsecretário de Relações Legislativas, Sérgio Nogueira, que vai para a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). Até meados de novembro, José Flávio atuava como secretário executivo da vice-presidência da Câmara Legislativa, cargo vinculado à deputada distrital Liliane Roriz (PTB). Em dezembro de 2015, ele assumiu o cargo de assessor especial (CNE-3) da Casa Civil.

A proposta de criar a Secretaria das Cidades surgiu a partir da demanda dos 25 administradores regionais, que reclamam da falta de funcionários. A pasta ajudaria os órgãos a fazer a interlocução com o Buriti. Hoje, as administrações estão vinculadas à Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) e à Coordenadoria das Cidades, da vice-governadoria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?