metropoles.com

Secretaria de Saúde do DF imuniza contra o H1N1 74% do público-alvo

Último boletim divulgado pelo GDF confirma 95 pessoas com a doença em 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Oliveira/ Agência Saúde
vacinação h1n1
1 de 1 vacinação h1n1 - Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde

Desde 18 de abril, 450.223 pessoas foram vacinadas na rede pública do Distrito Federal contra o vírus H1N1. O número corresponde a 74% da meta da Secretaria de Saúde para este ano até o fim da campanha em 20 de maio.

O objetivo da pasta é imunizar pelo menos 80% das 609.105 pessoas de risco: crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 dias pós-parto (puérperas), profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos, pacientes com comorbidades (com doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo de diabetes e hipertensão), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Profissionais de saúde e puérperas foram os que mais vacinaram: 100% e 82,4%, respectivamente. Os idosos são os que menos buscaram a vacinação, com 65,9%.

O medicamento é importante para prevenir a doença, confirmada em 95 pessoas em 2016. Sessenta e cinco delas foram diagnosticadas como casos graves, o que leva à internação do paciente. Os dados constam do Boletim Epidemiológico Influenza nº 17.

Dos casos graves, 14 ocorreram em idosos; oito, em menores de 5 anos; e sete, em grávidas. O levantamento ainda apontou que seis pacientes morreram.

A maior parte dos casos ocorreu na Asa Norte (16), em Ceilândia (11) e em Santa Maria (9).

Vacina
A Secretaria de Saúde começou a distribuir 143,4 mil doses da vacina contra o H1N1 nessa segunda-feira (9). O lote veio do Ministério da Saúde e será encaminhado aos postos de saúde do DF. Na semana passada, as medicações estavam em falta na rede pública.

Está prevista a entrega de mais um lote do ministério para a segunda dose de crianças de 6 meses até 3 anos. Segundo a pasta, a remessa é diferente porque as crianças tomam uma quantidade menor da vacina.

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização, da Secretaria de Saúde, Juliana Soares de França, as doses são entregues às superintendências de saúde conforme uma cota, que avalia a quantidade de habitantes e de casos no local.

Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deverá tomar neste ano. “Há modificação dos vírus no ambiente. Então avalia-se até que ponto a pessoa está segura com aquele medicamento. A vacina do ano passado não é igual à deste ano”, afirma Juliana.

Cuidados
Além da imunização contra a gripe H1N1, uma das melhores formas de prevenção é o cuidado com a higiene. Deve-se lavar as mãos com frequência — principalmente antes de consumir algum alimento — e higienizá-las após tossir ou espirrar. Também é fundamental manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?