metropoles.com

Procura por vacina contra febre amarela cresce nos postos de saúde

Após o anúncio da primeira morte relacionada à doença no DF, busca pela imunização nos hospitais e nos postos de saúde é grande

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elza Fiúza/ABr
posto de saúde no DF
1 de 1 posto de saúde no DF - Foto: Elza Fiúza/ABr

Com o anúncio da primeira morte no DF por febre amarela, feito pela Secretaria de Saúde na tarde de quinta-feira (19/1), cresceu a preocupação e a apreensão por parte da população, que agora busca hospitais e postos de saúde para se imunizar contra a doença. Até senhas estão sendo distribuídas, visto que o estoque é limitado. Contudo, a Secretaria de Saúde do DF informou que receberá um reforço de 42 mil doses da vacina até o fim da próxima semana.

O Metrópoles visitou os Centros de Saúde n° 07 e 08, nas quadras 612 e 514 sul, respectivamente. Nos dois locais, o que se viu foram longas filas de espera em busca da vacina. O problema é que boa parte das pessoas que procuram os postos já estão imunizadas, por terem tomado anteriormente as duas doses.

A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Balallai, diz que não há necessidade de correria. “A vacinação é prevenção. Não deve ser feita de urgência. E aí você vê pessoas que vivem em zonas onde não há recomendação da vacina correndo para o posto. Vai acabar faltando para quem precisa”.

A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 9 meses de vida, e um reforço aos 4 anos de idade. Para maiores de 5 anos que nunca tomaram o composto, a recomendação é de duas doses, com 10 anos de intervalo entre elas. Outros reforços não são mais necessários.

No Centro de Saúde nº 07, uma funcionária que não quis se identificar informou que o número de vacinas disponíveis no local deve durar até o fim da próxima semana. Ela disse que o posto aguarda uma nova remessa, já que a procura aumentou bastante após o anúncio da morte do pedreiro de 40 anos que veio de Minas Gerais já com sintomas da doença, na última segunda-feira (16), e morreu na quarta (18).

“O importante é que as pessoas que chegam ou viajam para os locais onde estão ocorrendo surtos da doença, casos de Espírito Santo e Minas Gerais, tomem a vacina”, aconselhou a funcionária.

Já no Centro de Saúde nº 8, a reportagem flagrou o momento em que uma atendente do local disse a um idoso que não havia atendimento prioritário para tomar a vacina. Frustrado, ele pegou a fila para aguardar ser vacinado. A médica responsável pelo posto não quis falar com a reportagem sobre o caso. Pessoas que estavam no início da fila relataram que estavam esperando havia cerca de uma hora por atendimento.

Estoque reforçado
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que “receberá o reforço de 42 mil doses da vacina contra febre amarela, que, somadas às 8 mil já entregues em janeiro, totalizarão 50 mil”.

A pasta relatou que, “normalmente, o DF recebe cerca de 20 mil vacinas mensalmente pelo Ministério da Saúde, ou seja, serão 30 mil doses a mais para imunizar a população”.

Sobre o risco de surto e realização de mutirões de vacinação contra febre amarela, a secretaria informou que “a cobertura vacinal do DF é satisfatória e não há possibilidade de surto, o que descarta a necessidade de mutirões”.

O órgão disse ainda que, até outubro de 2016, cerca de 81,9% da população do DF havia sido imunizada contra a febre amarela. Com os dados restantes dos meses de novembro e dezembro, a expectativa é de que o número ultrapasse os 91,7% atingidos em 2015.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?