Não dê mole para o mosquito. DF já tem 1.794 casos de dengue confirmados apenas este ano
Dado faz parte de boletim divulgado nesta sexta-feira (12/2) pela Secretaria de Saúde. São seis registros de zika vírus
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal já soma 1.794 casos de dengue confirmados este ano. Em apenas nove dias, entre 2 e 11 de fevereiro, foram 596 novos registros, o que dá uma média de 66 confirmações a cada dia na capital federal. Os números comprovam o avanço da doença no território brasiliense, que neste sábado (13) será alvo de uma campanha de conscientização. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado haviam sido confirmados 504 casos da doença no DF, quase quatro vezes menos.
Ao todo, 14.150 militares e agentes de vigilância ambiental e fiscalização estarão nas ruas para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e orientar a população.Segundo os dados do mais novo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, Brazlândia, São Sebastião, Planaltina e Ceilândia são as regiões administrativas com maior número de casos, respondendo por 874 registros, um percentual de 55% dos casos ocorridos.
Observa-se que continua presente uma polarização no número de casos registrados no DF na região de Brazlândia, representando 26% do total registrado.
Com relação aos casos graves e óbitos por dengue, há a notificação de três registros classificados como dengue grave (sendo dois residentes do DF e um de fora) e, ainda, um óbito em residente na cidade, o de Maria Cristina Natal Santana, cunhada do vice-governador, Renato Santana, que morreu de dengue hemorrágica. Outro caso de morte está sendo investigado, mas a vítima era moradora de Águas Lindas de Goiás.
O boletim destaca ainda a confirmação de cinco casos confirmados de febre chikungunya e seis de zika vírus, sendo que quatro são de moradores do DF, sendo que em apenas um deles o contágio ocorreu na cidade. As duas doenças também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.