metropoles.com

Médicos ganhavam 30% a mais com cirurgias, dizem investigadores

De acordo com a Polícia Civil e o MPDFT, quanto mais caros os materiais utilizados nas operações, maior a propina recebida pelos especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: null

Quanto mais materiais caros eram usados em cirurgias para colocação de órteses e próteses, maior era a propina recebida pelos médicos, que chegam a ganhar 30% extras sobre o valor pago pelos planos de saúde pela intervenção nos pacientes. Essa é a conclusão que a Polícia Civil e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) chegaram, ao investigar a chamada máfia das próteses. As duas instituições são responsáveis pela Operação Mister Hyde, deflagrada nesta quarta-feira (1º/9)

“Uma verdadeira organização criminosa se formou ao redor da doença das pessoas. Esse esquema conta com a participação de médicos, hospitais e as empresas que vendem os materiais. As fornecedoras pagam propina para terem seus produtos usados pelos médicos. São eles que escolhem quais materiais querem usar durante a intervenção cirúrgica. Quem não paga não vende e acaba engolido pelo cartel”, explicou uma fonte ouvida pelo Metrópoles.

Além dos pacientes, que correm risco de sofrer sequelas provocadas pelas lesões intencionais, o outro alvo do esquema são os planos de saúde, que acabam pagando mais caro por uma cirurgia que não necessitaria de órteses ou próteses. A propina geralmente é paga por depósito nas contas dos médicos ou então entregues em espécie nas proximidades dos hospitais onde ocorrem as cirurgias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?