Hospital da Criança vai assumir pediatria do Hospital de Base
É o primeiro passo do GDF para terceirizar serviços da área de Saúde. Objetivo é melhorar o atendimento
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio ao caos na Saúde do Distrito Federal, com falta de médicos e equipamentos como tomógrafos, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou nesta quarta-feira (30/9) a antecipação do contrato que prevê a transferência da ala de pediatria do Hospital de Base do DF (HBDF) para o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), que administra o Hospital da Criança José Alencar. A partir de janeiro de 2016, todos os serviços serão assumidos pelo instituto, mesmo que o atendimento não seja fisicamente transferido.
Prevista no contrato, a terceirização do serviço só começaria a funcionar após a conclusão do segundo bloco do Hospital da Criança. Rollemberg, porém, justificou que a antecipação foi a opção encontrada para não prejudicar o atendimento das crianças devido ao atraso na obra. “Vamos ampliar as alternativas de atendimento”, disse o governador, em coletiva de imprensa. Assim, até a conclusão da obra, o serviço será assumido integralmente pelo instituto nas dependências do Base.
O superintendente executivo do Hospital de Base, Renilson Rehem, garantiu que os servidores que atualmente trabalham na pediatria do HBDF, quando cedidos ao Icipe, não sofrerão nenhuma alteração na situação trabalhista.
Todos continuarão com o mesmo salário e a mesma carga horária. Caso haja necessidade, contrataremos mais funcionários.
Renilson Rehem, superintendente do Hospital de Base
Terceirização
Questionado se a medida abriria precedentes para a terceirização de outros serviços na Saúde do DF, Rollemberg explicou que já existe um processo de credenciamento de organizações sociais interessadas em trabalhar em parceria com o Governo do Distrito Federal na gestão das unidades hospitalares: “Queremos aumentar a possibilidade de parceria com organizações sociais. O objetivo é encaminhar à Câmara Legislativa um projeto de lei regulamentando a atuação dessas organizações no DF”.
Sobre a parceria com o Hospital da Criança, o secretário de Saúde, Fábio Gondim, informou que quando a mudança ocorrer, haverá um aditivo ao contrato. “Hoje, o repasse da Secretaria de Saúde ao Icipe é de R$ 7,2 milhões. A partir da ampliação do segundo bloco, serão R$ 11 milhões anuais. O repasse para o início do ano ainda está sendo calculado”, destacou Gondim.