metropoles.com

Crise na saúde: Justiça intima secretário a encontrar UTI para bebê

Juiz manda Humberto Fonseca, da Saúde, internar José Rafael, 9 meses, em Unidade de Terapia Intensiva pediátrica, mas até agora o problema não foi resolvido. O menino, que tem síndrome de Down, precisa passar, com urgência, por cirurgia cardíaca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
bebe1
1 de 1 bebe1 - Foto: Reprodução

Nem mesmo após a Justiça determinar a internação de José Rafael Dias, 9 meses, em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e intimar o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, a cumprir a decisão, o bebê consegue ser atendido pela saúde do Distrito Federal. Conforme o Metrópoles mostrou no último sábado (17/9), o menino, que tem síndrome de Down, aguarda há três meses a internação na UTI para fazer uma cirurgia cardíaca de emergência.

A primeira decisão judicial em favor do bebê é de 6 de setembro. Na última sexta-feira (16), nova determinação. O juiz Fabrício Castagna Lunardi, da Quinta Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, intimou o secretário para dizer se o GDF encontrou um leito para o bebê, sob o risco de Fonseca responder por improbidade administrativa. Mesmo assim, até agora, nada foi feito.

De acordo com a Justiça, José Rafael deve ser internado rapidamente em UTI pediátrica do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) ou de outra unidade pública com suporte para a realização de cirurgia cardíaca. Se não houver vagas na rede pública, o GDF deve buscar como alternativa um hospital particular.

A realidade é que até hoje o pequeno José Rafael continua em um quarto do Hospital de Base na fila da UTI pediátrica. “Ele já perdeu as funções dos rins. Tenho feito muitas orações”, declarou a professora Dávia Alencar de Sousa, 33 anos, mãe da criança, que veio do Piauí em busca de tratamento para o filho.

decisão judicial

 

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que “a remoção (do bebê) será feita assim que surgir a vaga e o paciente tiver condições clínicas de ser transferido e passar pelo procedimento cirúrgico”. Questionada sobre a intimação do secretário Humberto Fonseca, a assessoria da pasta afirmou que “já recebeu a decisão e está a procura de um leito de UTI para atender as necessidades do paciente”.

Relembre o caso
José Rafael tem síndrome de Down e sofre de cardiopatia congênita grave do tipo Defeito do Septo Atrioventricular forma total. Com a doença, o coração não consegue bombear o sangue oxigenado para o corpo e, com isso, ele vai perdendo, aos poucos, as funções dos outros órgãos. As dores são constantes, e o risco de morte é iminente.

Além disso, José Rafael sofre com hipertensão e hiperresistência pulmonar em pessoas com síndrome de Down, que evoluem a cada dia. “Existe um nível da doença que diz o ponto em que ele pode operar. Esse nível é de zero a 3. Hoje, ele está no nível 3.1, precisava ser operado há três meses. Ainda dá tempo”, diz a mãe.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?