Bebê de 25 dias morre enquanto esperava cirurgia na rede pública do DF
Enzo nasceu com Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo e precisava ser operado logo após o nascimento. No entanto, não resistiu à espera e faleceu por complicações da doença
atualizado
Compartilhar notícia
O menino Enzo Gabriel Sousa, de 25 dias, morreu na manhã desta terça-feira (13/9), no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), enquanto aguardava uma cirurgia cardíaca na rede pública de saúde do DF. Enzo nasceu com Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo e precisava ser operado dias após o nascimento. No entanto, não resistiu à espera e faleceu por complicações da doença.
A família do bebê chegou a conseguir uma liminar na Justiça para a realização da cirurgia, mas nenhum leito foi liberado a tempo. Nos últimos dias, Enzo desenvolveu um quadro de infecção pulmonar.Em nota, a Secretaria de Saúde do DF afirmou que “a criança recebeu toda a assistência necessária para que o seu quadro clínico se mantivesse estável até que a realização da cirurgia, feita exclusivamente no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), fosse possível”.
A pasta alega ainda que “a sobrevida de pacientes que nascem com essa doença – Hipoplasia de coração esquerdo – é de 20%, mesmo com a cirurgia”.