metropoles.com

Após embate entre governador e vice, GDF se prepara para nova ação contra o Aedes aegypti

Bombeiros, SLU, Defesa Civil, Cruz Vermelha e Forças Armadas participam da mobilização neste sábado (27/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Arantes/ Secom
dengue
1 de 1 dengue - Foto: Fábio Arantes/ Secom

Duas semanas após a mobilização contra a dengue que tensionou ainda mais o relacionamento entre o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o vice, Renato Santana, o Governo do Distrito Federal promoverá novo ato para marcar os esforços de combate ao Aedes aegypti. Além da caça ao mosquito — que também transmite a zika e a febre chikungunya —, a preocupação é evitar constrangimentos caso alguma autoridade pública tente aparecer bem na foto. Foi o que ocorreu no caso da suposta maquiagem a um cenário em Brazlândia que teria sido feito por um assessor de Santana no dia 13 de fevereiro, segundo apurou investigação determinada por Rollemberg.

Neste sábado (27/2), mil bombeiros deverão participar de vistorias em Águas Claras, Estrutural, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá e Riacho Fundo II. A meta é visitar 60 mil imóveis.

Além do Corpo de Bombeiros, servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Secretaria de Saúde e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, vão integrar a atividade. Militares das Forças Armadas e voluntários da Cruz Vermelha também atuarão para erradicar os focos do mosquito.

O SLU vai contribuir com 21 caminhões e fará a limpeza de áreas em parte de Águas Claras, na Estrutural e no Riacho Fundo II. São regiões perto do aterro controlado do Jóquei, na Estrutural, o que permite fazer mais viagens com os entulhos.

Trabalhos
As ações da força-tarefa começaram em 14 de dezembro. Segundo o Corpo de Bombeiros, desde o início do trabalho até a tarde desta quinta-feira (25), 74% dos imóveis do Distrito Federal foram visitados.

Também desde dezembro, o SLU, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) removeram cerca de 160 mil toneladas de entulho que poderia acumular água parada e ser recipiente para a proliferação do Aedes aegypti.

Treinamento
Nesta quinta-feira de manhã, funcionários de 11 administrações regionais (de Ceilândia, da Fercal, do Gama, do Paranoá, do Plano Piloto, de Santa Maria, de São Sebastião, do Setor de Indústria e Abastecimento, de Sobradinho II, do Varjão e de Vicente Pires) participaram de um curso para capacitar o pessoal no enfrentamento ao mosquito. O objetivo é que o trabalhador seja um agente contra o Aedes aegypti dentro de casa.

Além das administrações, servidores de outros órgãos — como o Banco de Brasília, a Companhia Energética de Brasília, a Procuradoria-Geral do DF e a Polícia Civil — foram ao treinamento. Com informações da Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?