metropoles.com

Agora, sobram vagas para mamografia no DF, diz secretário de Saúde

Dos 14 mamógrafos existentes na rede pública do DF, 11 estão funcionando. Fila de 11 mil mulheres à espera do exame acabou, segundo o GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edson Lopes Jr/Fotos Públicas
alckmin programa mulheres de peito
1 de 1 alckmin programa mulheres de peito - Foto: Edson Lopes Jr/Fotos Públicas

As brasilienses que precisam de exames de mamografia da rede pública do DF podem agendar seus exames. A garantia de atendimento é do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, que informou nesta terça-feira (18/7) ter zerado a fila de 11 mil pedidos. O feito foi possível, segundo ele, graças ao conserto e à manutenção dos equipamentos. Dos 14 mamógrafos existentes na rede, 11 estão funcionando. No mês passado, o GDF também foi autorizado a recorrer a clínicas particulares para que as pacientes pudessem fazer o exame.

Agora, de acordo com o secretário, está sobrando vaga para o exame. A capacidade de atendimento é de 5,4 mil, mas, por falta de procura, apenas cerca de 2 mil mulheres por mês fazem o exame. Em outubro do ano passado, quando apenas um mamógrafo estava em funcionamento, 11 mil mulheres aguardavam para fazer o exame.

De acordo com o secretário, o fim da espera só foi possível com a contratação da manutenção dos mamógrafos em novembro de 2016 e com a nomeação de 16 técnicos de radiologia no início deste ano.

Com o fim da fila, o tempo de espera entre o pedido médico e a confirmação do exame é de 10 dias. A mamografia pode ser feita no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) e nos hospitais regionais de Ceilândia, do Gama, do Paranoá, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho e de Taguatinga. Ainda de acordo com a pasta, há uma licitação aberta para a compra de cinco novos equipamentos.

Em setembro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação na Justiça pedindo para que o Governo do Distrito Federal zerasse a fila de espera para mamografias em até 180 dias. À época, o órgão também solicitou que o governo terminasse em 45 dias o processo de contratação da empresa que faria a manutenção dos mamógrafos estragados. No entanto, no mês passado, a Justiça Federal negou o pedido do MPF.

O rápido diagnóstico e o tratamento imediato são imprescindíveis para aumentar em 90% as chances de cura do câncer de mama.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?