Samba do Peleja faz último ensaio antes do bloco de pré-carnaval tomar a rua
Bloco existe há quatro anos e sempre sai no último fim de semana antes do carnaval, na Praça dos Prazeres, na Asa Norte
atualizado
Compartilhar notícia
Os músicos do Samba do Peleja fizeram, na tarde deste domingo (24/11), o último ensaio antes do bloco de pré-carnaval, no próximo sábado (30/11). Com oito anos de samba em Brasília e quatro de carnaval, o Peleja sai tradicionalmente na semana anterior ao início do carnaval, sempre na Praça dos Prazeres, na 201 Norte.
Este ano, não vai ser diferente. Com ou sem Lei do Silêncio, o samba vai animar a Asa Norte a partir das 14h e segue até as 22h, horário limite do alvará. Contra as limitações da lei que vem calando manifestações culturais na cidade, o lema do bloco este ano é “Samba não é barulho” – a frase está estampada na camiseta vendida para arrecadar fundos para a estrutura do pré-carnaval do samba, como o trio elétrico, a R$ 30.
“A gente tem feito reuniões com o poder público sobre a Lei do Silêncio para sensibilizá-lo de que a Brasília de hoje não é a mesma de cinco anos atrás e de que essa lei atrapalha o desenvolvimento cultural da cidade. Vemos isso como um problema, mesmo”, comentou Marcos Urupá, do Samba do Peleja.
Além das camisetas, o samba conta ainda com uma campanha virtual de crowdfunding para arrecadar dinheiro para o bloco e com a roda de samba do Peleja, que acontece no Cruzeiro. O bloco do Peleja arrasta cerca de 2 mil pessoas todos os anos.