Fiéis sobem o Morro da Capelinha para acompanhar a Via Sacra de Planaltina
Clima foi de emoção na Via-crúcis. Polícia Militar registrou 55 mil fiéis
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta sexta (25/3), Planaltina recebeu a 43ª edição da Via Sacra, a encenação mais tradicional do Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, o evento religioso reuniu cerca de 55 mil fiéis.
Além da encenação da morte e ressurreição de Cristo, o evento sempre prepara uma surpresa ao final do espetáculo e, neste ano, não foi diferente. Jesus Cristo ressurgiu em meio a muitos fogos e uma bela iluminação. Foi um show de encher os olhos.A revelação ocorreu por volta das 20h. Para suportar a espera, Roseane Marinho, 33 anos, equipou-se com um banquinho e uma almofada. “Tenho alcançado muitas graças”, afirma a moradora do Buritis, em Planaltina. Ela acompanha a procissão há sete anos.
O técnico em telefonia, Izaías Sander, 45 anos, está preocupado com a situação do país e de Brasília. Para reforçar a urgência de seu pedido, carrega uma cruz de 30 quilos. Pela tradição, deveria receber a benção antes, mas resolveu antecipar a promessa. “O Brasil e Brasília estão largados. Espero ser atendido”, pede.
Jean Lima (foto abaixo), 22 anos, também prometeu carregar uma cruz para cumprir uma promessa. Para Jean, suas costas suportariam o peso de 45 quilos caso o irmão Wanderson, que estava preso, passasse a Páscoa em casa. Ele foi encarcerado depois de cometer um assalto. Além de conseguir a liberdade, Wanderson afastou o vício das drogas. “Estou agradecendo a Deus”, disse o morador do Paranoá.
Moradora de Águas Claras, Maria Célia da Silva, 60 anos, fez sua estreia no Morro da Capelinha. O motivo: agradecer a aprovação do filho no vestibular da UnB. “Ele passou para geologia. Aqui é lindo”, resumiu.
Do protagonismo aos bastidores
Após anos interpretando Jesus Cristo, o deputado distrital Cláudio Abrantes neste ano ocupa a função de figurante e exercita o seu lado fotógrafo. Antes de iniciar a encenação, Abrantes posou ao lado de outros companheiros de cena e de políticos locais, como o vice-governador Renato Santana.
Quase tudo pronto para a Via Sacra Ao Vivo de Planaltina. Nem todos sabem, mas desde que deixei de interpretar Cristo, há alguns anos, participo como figurante exercendo uma outra paixão: a fotografia.
Publicado por Claudio Abrantes em Sexta, 25 de março de 2016
O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do DF atuou na Via Sacra com 30 viaturas e 200 militares em diferentes áreas de atuação. Até a última atualização desta matéria não havia sido registrada nenhuma nenhuma ocorrência grave.