metropoles.com

Racionamento de água. Caesb suspende abastecimento em 7 regiões do DF

O racionamento, segundo a empresa, é temporário e foi adotado para “preservar os níveis de reservação e evitar falta de água em maior proporção. Confira os locais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
torneira água
1 de 1 torneira água - Foto: Pedro França/Agência Senado

Em função do longo período de seca no Distrito Federal, dos baixos níveis das captações e do aumento do consumo de água, a Caesb suspendeu o abastecimento de água em sete regiões do Distrito Federal. O racionamento, segundo a empresa, é temporário e foi adotado para “preservar os níveis de reservação e evitar falta de água em maior proporção”.

A estatal solicita aos moradores que, na medida do possível, façam uso racional da água, principalmente após o retorno do abastecimento, de forma a ajudar na recuperação plena e equilibrada do sistema. Nesta quinta-feira (15/9), os meteorologistas registraram a segunda temperatura mais alta do ano — 34ºC — e 19% de umidade. É o quarto dia seguido que o índice está abaixo de 20%, o que fez a Defesa Civil decretar estado de alerta.

Os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria, que garantem água para 85% da população do DF, estão com 41,69% e 51,11% da capacidade, respectivamente. Uma resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) prevê restrição do uso de água quando o volume útil for igual ou inferior a 20% – ocasião em que seria necessária a adoção do racionamento. Mesmo com as interrupções, a agência garante que “não há nenhuma medida de racionamento em vigor no DF neste momento”.

Mas a Caesb não descarta a restrição, caso os dois reservatórios continuem baixando. No Distrito Federal, cada habitante consome, em média, 184 litros de água por dia. Em algumas regiões administrativas, como o Plano Piloto, esse número sobe para 390 litros/dia. No Lago Sul e Jardim Botânico, são 384 litros/dia. São Sebastião é a cidade que menos consome, segundo o último levantamento da empresa — 140 litros/dia.

Seguem as regiões afetadas:

Jardim Botânico – Fechamento: 11h – Previsão de normalização: 4h de amanhã (16/9) – Endereços: ESAF; Condomínio Solar de Brasília; Ville Montaigne; Parque das Paineiras; Mansões Itaipu; Jardins do Lago Sul; Condomínio Bela Vista; Condomínio Jardim Botânico I e III; Condomínio San Diego; Mirante das Paineiras; Village Ecológico III; Portal do Lago Sul e Jardim das Paineiras.

São Sebastião – Fechamento: 11h – Previsão de normalização: 8h de amanhã (16/9) – Endereços: Setor Central, Setor Tradicional, João Candido, Residencial do Bosque e Vila Nova.

Brazlândia – Fechamento: 10h – Previsão de normalização: 8h de amanhã (16/9) –  Endereços: Bairro Veredas; Setor Tradicional, Setor Administrativo, Setor Norte e Setor Sul.

Sobradinho – Fechamento: 14h – Previsão de normalização: 10 de amanhã (16/9) – Endereços: Quadras 03, 05, 07 e 09.

Sobradinho II – Fechamento: 14h – Previsão de normalização: 10 de amanhã (16/9) – Endereços: AR 20 a 25 e Cond. Buritis

Planaltina – Fechamento: 14h –  Previsão de normalização: 10h de amanhã (16/9).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?