metropoles.com

Protocolo de órgãos de segurança para manifestações será assinado hoje

O documento estabelece as competências de 48 pastas de Segurança Pública, Inteligência e Defesa antes, durante e após protestos no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Greve geral no DF
1 de 1 Greve geral no DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Já se preparando para a greve geral e as manifestações agendadas para esta sexta-feira (28/4) no Distrito Federal, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF) assina na tarde desta quinta (27), às 15h, o Protocolo Tático Integrado das Manifestações (PrTI).

O documento estabelece as competências de 48 órgãos de Segurança Pública, Inteligência e Defesa, locais e federais, antes, durante e após manifestações populares realizadas no Distrito Federal. O foco principal são os atos públicos marcados para a Esplanada dos Ministérios.

O texto, compartilhado pelas instituições locais e federais, apresenta restrições sobre os objetos usados por manifestantes. Não será permitido, entre outros materiais, o uso de hastes de bandeiras e fogos de artifício.

Intervenções
Além de delimitar as atribuições de cada área, o protocolo prevê 110 cenários de possíveis situações que exigem a intervenção dos órgãos. Dentre elas, bloqueios de vias, destinação de bolsões de estacionamento para quem vai aos protestos e a forma como a polícia deve atuar em distúrbios.

A ideia é que o PrTI seja aplicado nos casos em que se exija um acompanhamento maior das instituições, seja pela quantidade prevista de manifestantes ou pelo perfil do protesto. A exemplo do que já ocorre, os representantes de cada órgão ficarão reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que funciona no prédio da Subsecretaria de Operações Integradas, da SSP/DF.

Brasília parada
A greve geral convocada por movimentos sindicais e sociais para esta sexta-feira (28/4) vai afetar diversos serviços na capital, entre eles os de transporte, saúde, educação e atendimento bancário.

Os protestos vão começar de manhã e devem durar o dia inteiro. A paralisação, até a última atualização desta matéria, contava com a adesão de 24 categorias, que são contra as reformas trabalhista e da Previdência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?