metropoles.com

Propagando o bem. Estudantes da UnB fazem campanha para conscientizar jovens sobre a Aids

Ações publicitárias na internet e em locais públicos visam conscientizar sobre a doença. Casos de infecção pelo vírus HIV têm aumentado no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
DSC_8063
1 de 1 DSC_8063 - Foto: Divulgação

A Aids é um problema sério e, apesar de toda a informação disponível, contemporâneo. Dados das Secretaria de Saúde do DF indicam que, entre janeiro e junho de 2015, os casos da doença no Distrito Federal aumentaram 1% em relação ao mesmo período de 2014. Parece pouco, mas somados esses meses são 332 casos registrados.

Com o objetivo de conscientizar, principalmente, o público jovem sobre a Aids, alunos de comunicação da Universidade de Brasília (UnB) lançaram a campanha “Esclarecer, tocar no assunto, quebrar o tabu”.

A iniciativa pretende acabar com o estigma social que os pacientes carregam. “Quando pesquisamos, percebemos que faltam informações sobre a doença. A maioria das campanhas é voltada à prevenção, mas não trazem tantos dados sobre como essas pessoas vivem”, afirma Wilker Guedes, um dos responsáveis por planejar a campanha.

Para chamar a atenção do público, os jovens vão colar cartazes em três universidades do DF e em pontos de ônibus, além de realizar uma ação em um bar universitário na Quadra 410 da Asa Norte. Formadores de opinião, como os blogueiros Jout Jout e Hugo Gloss,  serão convidados a opinar. “A ideia é que eles se sintam impactados pela campanha e postem para seus seguidores nas redes sociais”, explica Wilker.

Segundo Ludimila Mamedes, uma das responsáveis do projeto, o processo todo valeu a pena. “Participar da iniciativa foi muito esclarecedor. Antes, eu considerava a Aids um tabu, mas esse pensamento já foi destruído”.

A ação é parte do projeto “Nós Dois”, realizado pela Doisnovemeia Publicidade, empresa júnior da UnB a qual os estudantes fazem parte. O projeto oferece campanhas publicitárias a organizações não governamentais com o objetivo de divulgar boas ações pelo DF.

Ocorrências
Enquanto o número de novos casos foi praticamente o mesmo entre janeiro e junho de 2015 em comparação ao mesmo período de 2014, o ano passado registrou queda significativa nos números da doença ao se levar em consideração os dados de 2013.

Em 2014, foram registrados 409 novos casos de Aids, o que indica redução de quase 30% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 580 casos.

A diferença entre homens e mulheres, no entanto, continua preocupante. O sexo masculino foi responsável por 82,1% dos diagnósticos de Aids no DF.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?