Prontidão total no domingo. Manifestantes serão revistados pela polícia no acesso à Esplanada dos Ministérios
PMs farão a revista para evitar a entrada de objetos que possam ameaçar a segurança das pessoas. Protesto está marcado para começar 8h e será monitorado em tempo real
atualizado
Compartilhar notícia
As forças de segurança do Distrito Federal vão ficar de prontidão total neste domingo (13/3), quando está marcada uma manifestação contra o governo Dilma Rousseff — também haveria um ato do PT, mas o partido cancelou o evento na noite de sexta-feira (11). Para reduzir a possibilidade de atos de vandalismo na área da Esplanada dos Ministérios, a Polícia Militar fará revistas pessoais com detectores de metais nos pontos de acesso e em trechos do trajeto. O esquema adotado será muito semelhante ao da Copa do Mundo de 2014. A PM trabalha com a possibilidade de 110 mil pessoas passarem pela manifestação.
A Esplanada ficará interditada a partir das 0h deste domingo, nos dois sentidos. Também haverá esquema reforçado de policiamento. De acordo com a polícia, as alterações no trânsito no centro de Brasília têm como objetivo garantir a ordem pública e a segurança das pessoas.Os manifestantes não vão poder carregar objetos de vidro cortantes, fogos de artifício, hastes para bandeiras ou máscaras. Caso identifiquem pessoas contrariando estas orientações, os manifestantes devem procurar o policial militar mais próximo para avisar.
A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social garante que está preparada para garantir o livre direito de manifestação às pessoas que decidirem ir para a rua.
Monitoramento em tempo real
A movimentação na área central de Brasília será acompanhada a partir do Centro de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado Secretaria de Segurança Pública. Na estrutura, dirigentes da SSP, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Detran, além de outros órgãos do governo, poderão tomar decisões em tempo real e de forma integrada sobre as ocorrências na área central. O CICCR será aberto às 7h e funcionará até a dispersão dos manifestantes.
A concentração dos grupos está prevista para as 8h, em frente à Praça do Museu da República, sendo que o trajeto previsto é seguir em direção ao gramado do Congresso Nacional.
Também estão na lista de recomendações do governo: não estacionar em local proibido; identificar crianças com crachás ou pulseiras; evitar exposição de aparelhos celulares e outros objetos de valor; não ingerir bebidas alcoólicas; e se proteger do sol com uso de protetores e ingestão de água.
Trânsito
O trânsito ficará fechado para veículos após a alça oeste da Rodoviária, onde retornam ônibus e carros em geral, até o Balão do Presidente – acesso à via L4 Sul, nas proximidades do Quartel do Corpo de Bombeiros. O mesmo vale para o sentido inverso. Também serão interditados os eixões Norte e Sul (Eixão do Lazer), como ocorre em todos os domingos e feriados.
Como rotas alternativas, os motoristas deverão circular pelas vias N2 e S2 que ficam atrás dos prédios dos Ministérios. Para estacionar, as opções são as vagas dos setores de Diversão Norte e Sul – entre o Conic e Conjunto Nacional, anexos dos Ministérios, Setores Bancários Norte e Sul, de Autarquia Norte e Sul. Com informações da Secretaria de Segurança Pública