Votação sobre Instituto Hospital de Base é adiada novamente na CLDF
Reunião da Comissão de Educação, Saúde e Cultura não ocorrerá nesta quarta (26) por ausência de governistas, que estarão em outro colegiado
atualizado
Compartilhar notícia
Considerada a solução para os problemas da saúde no Distrito Federal – depois que o próprio governo desistiu de implantar as organizações sociais – o projeto do Executivo que cria o Instituto Hospital de Base (PL nº 1.486/17) terá sua análise adiada mais uma vez na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A reunião extraordinária da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), onde a proposta tramita no momento, não acontecerá mais nesta quarta-feira (26/4). A alegação do colegiado é de que os deputados da base governista Juarezão e Luzia de Paula (ambos do PSB) estarão em outra comissão no mesmo horário, o que impossibilita a reunião da Cesc.
O que eles querem é adiar o quanto mais a apresentação do relatório para que o projeto do governo seja analisado pela Cesc em Plenário. Eu estou notificando todos os membros da comissão e seus respectivos suplentes para que eles digam o melhor dia para levarmos a matéria ao debate. Estando ou não o relator na comissão, nós vamos votar
Wasny de Roure, presidente da Cesc
Manobra
A deputada Luzia de Paula nega que a ausência dela e de seu colega de partido faça parte de uma tática para levar a matéria direto ao Plenário. “Eu sou a presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e o Juarezão é o vice-presidente. Essa data já estava reservada para nossa reunião de forma ordinária, desde a primeira sessão após a eleição das comissões. Por esse motivo não poderemos estar presentes”, justificou a socialista.
Relator do PL que cria o Instituto Hospital de Base, Juarezão não compareceu às duas últimas reuniões da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, onde deveria ter apresentado sua análise sobre o tema. Por esse motivo, Wasny de Roure já havia avisado que, independentemente da presença do relator, a matéria seria apreciada nesta quarta-feira. Com o adiamento, o projeto do Instituto Hospital de Base fica parado na Casa por pelo menos mais uma semana.
O deputado Juarezão, por meio da sua assessoria, afirmou que seu parecer já foi entregue há uma semana, e que está disponível no sistema interno da Câmara Legislativa. Já a Secretaria de Saúde disse apenas que aguarda a avaliação do PL na Cesc.